Barcelona sofre para vencer Levante

Marco para Xavi na vitória do Barcelona

O FC Barcelona precisou de trabalhar muito antes de levar de vencida o Levante UD por 2-1, num jogo marcante para Xavi Hernández e que deixou o clube da Catalunha com cinco pontos de vantagem sobre o Real Madrid CF, de visita ao terreno do vizinho Getafe CF na segunda-feira.

Sem Lionel Messi, a quem o líder da Liga espanhola permitiu prolongar o período de férias, a equipa de Josep Guardiola não conseguiu marcar durante a primeira parte da partida de Camp Nou frente à formação que tinha sido goleada por 8-0 pelo Real Madrid CF na Taça 11 dias antes. Mas tudo mudou com apenas 90 segundos decorridos da etapa complementar, quando Daniel Alves assistiu Pedro Rodríguez e o pontapé deste entrou na baliza adversária, apesar de a bola ter sofrido um desvio. A dupla combinou novamente pouco antes da hora de jogo mas de maneira mais enfática, com Pedro a rematar após bom lance do lateral-brasileiro. Stuani (80) reduziu a diferença para o Levante mas o triunfo não fugiu aos homens da Catalunha.

O Barcelona festejou o início de 2011 com uma vitória e Xavi teve também motivos para celebrar a nível pessoal, pois igualou o recorde de 549 jogos disputados pelo clube que pertencia a Migueli. De resto, Adrián bisou no triunfo do RC Deportivo La Coruña sobre o Athletic Club por 2-1, num encontro em que o Depor terminou reduzido a dez elementos e o emblema de Bilbau a nove, enquanto o Málaga CF, com os portugueses Eliseu e Duda titulares e Hélder Rosário a não sair do banco de suplentes, deixou a zona de despromoção e ultrapassou o Real Sporting de Gijón ao derrotar fora o adversário por 2-1.

Ainda este domingo, o Sevilla FC (adversário do FC Porto nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League) − que perdeu os derradeiros cinco encontros no campeonato − recebe o CA Osasuna e o Valencia CF (dos lusitanos Ricardo Costa e Miguel) defronta o RCD Espanyol.