Com muitas alterações no "onze" habitual, o Sporting sofreu a sua primeira derrota no Grupo C da UEFA Europa League, ao perder por 3-1 na deslocação ao terreno do Gent.
Tim Smolders colocou a formação belga na frente aos 7 minutos, na transformação de um penalty, Carlos Saleiros ainda restabeleceu a igualdade perto do intervalo. Mas, numa altura em que os "leões" jogavam já reduzidos a dez elementos, golos de Ibrahima Conté e Shlomi Arbeitman selaram o triunfo dos homens da casa. O Sporting dispôs de uma excelente ocasião de golo logo aos quatro minutos, com Saleiro, isolado, a permitir a defesa do guardião do Gent. Na resposta, contudo, foi a formação da casa inaugurar o marcador. Na sequência de um cruzamento da direita, Abel impediu em falta que Zlatan Ljubijankič chegasse à bola e o árbitro assinalou a respectiva grande penalidade. Na conversão, Smolders não perdoou.
Motivado pelo golo, o Gent quase ampliou a vantagem pouco depois, valendo ao Sporting um corte providencial de Abel. A partir daí o Sporting reagiu e Nuno André Coelho cabeceou ligeiramente por cima no seguimento de um pontapé de canto. A formação portuguesa assumiu, então, o controlo do encontro e chegou ao empate aos 39 minutos, num cabeceamento de Saleiro, a corresponder da melhor forma a um excelente centro do jovem Cédric Soares, que se estreou a titular pela turma "verde-e-branca". O primeiro lance de perigo do segundo tempo também pertenceu ao Sporting, com Salomão a rematar por cima, ainda de fora da área. Mas o Gent não tardou a responder. Aos 56 minutos, um desvio de Ljubijankič, entre os centrais contrários, levou a bola a passar centímetros ao lado da baliza à guarda de Timo Hildebrand e, aos 73 minutos, a equipa da casa voltou a ficar muito perto do golo, num remate de El Ghanassy às malhas laterais. Paulo Sérgio fez entrar Hélder Postiga e Jaime Valdés para os lugares de Cédric e Saleiro, mas o Sporting não conseguia chegar com perigo junto da baliza contrária e viu as coisas complicarem-se com a expulsão de Abel, por acumulação de amarelos, aos 76 minutos.
Reduzido a dez jogadores, a formação portuguesa acusou a desvantagem numérica e acabou por permitir que o adversário voltasse à liderança no marcador, aos 79 minutos, num remate cruzado de Conté. Com a defesa leonina meio perdida, Arbeitman fez, de cabeça, aos 83 minutos, terceiro golo do Gent, que assim igualou o PFC Levski Sofia no terceiro lugar do grupo, ainda liderado pelo Sporting.
0 comentários: