Avança Fucile à esquerda


Fucile vai voltar a uma posição que não lhe é nada estranha, a de defesa-esquerdo, retirando o lugar a Emídio Rafael, que foi o titular no jogo com o Moreirense para a Taça de Portugal.

De resto, o FC Porto vai subir hoje ao relvado de Alvalade na máxima força, apostado numa vitória que lhe dê um conforto ainda maior, porque significará o arrumar de um ainda candidato ao título. Nem há grandes novidades na convocatória portista para o clássico de hoje - a excepção é mesmo o brasileiro Walter, de quem se fala nesta página em caixa -, nem grandes segredos em relação ao onze que Villas Boas vai apresentar. Uma dúvida apenas, isto partindo do princípio de que o treinador não abdicará do seu 4x3x3: quem ocupa o lado esquerdo da defesa?

Na abertura deste texto já avançámos o nome de Fucile. O uruguaio está realmente uns bons furos acima de Emídio Rafael, apesar de nem ser um defesa-esquerdo de raiz. Serviu nessa posição, durante muitos jogos, enquanto Jesualdo Ferreira não teve ninguém para ocupar o lugar, voltou à posição em se sente melhor no dia em que Cissokho, e depois Álvaro Pereira, chegaram para os dragões. E é agora, por coincidência, Álvaro quem abre espaço a Fucile no lado esquerdo. Acima de tudo, é a experiência a falar mais alto. Fucile tem mais andamento nos jogos grandes do que o esquerdino ex-Académica, está identificado com o lugar e, como lembrou anteontem Villas Boas, até actuou há dez dias a lateral-esquerdo ao serviço do Uruguai. in ABola