Pinto da Costa recusa estátua em sua honra


Pinto da Costa não quer uma estátua sua no Estádio do Dragão e até diz, em jeito de provocação à ideia, que se a construírem contra a sua vontade deixa de ser presidente do clube no minuto seguinte. Na assembleia geral (AG) de quinta-feira, depois de aprovado por unanimidade o relatório e Contas de 2009/10 do clube, um associado pediu a palavra e, entre outras coisas, propôs que se fizesse uma estátua ao presidente, como reconhecimento por tudo o que tem dado nos 28 anos que já leva à frente dos desígnios do clube. A ideia foi recebida com entusiasmo por parte dos cerca de 200 portistas presentes na assembleia, mas prontamente recusada pelo visado.

Na resposta à proposta, Pinto da Costa prometeu aos sócios continuar a servir o FC Porto "enquanto tiver saúde, alegria e motivação diária" - posição defendida várias vezes publicamente -, mas acrescentou mais um dado. "Continuo como presidente enquanto não me fizerem uma estátua seja onde for", atirou, procurando, assim, demover os eventuais interessados em alimentar essa proposta.

Na verdade, a ideia de construir uma estátua a Pinto da Costa não é nova, embora tenha sido a primeira vez que foi assumida, formalmente, numa AG do clube.