«Um capitão deve defender o grupo» - Figo


Depois da derrota de terça-feira diante de Espanha e da consequente eliminação do Mundial'2010, Cristiano Ronaldo não quis comentar o jogo, limitando-se a responder: "Perguntem a Queiroz". Mais a frio, o jogador do Real Madrid justificou a acção por se sentir "destroçado".

Já esta quarta-feira, comentando a atitude de Ronaldo, Luís Figo, antigo capitão da Selecção Nacional, sublinhou que o papel de capitão deve ser apenas um: defender a equipa. "A minha noção do que um capitão deve ser pode ser diferente de algumas pessoas, mas um capitão, independentemente do sucesso ou insucesso deve sempre defender o grupo. Nos momentos mais difíceis deve dar a cara pelo grupo".

"Cada um é livre de opinar, de declarar, de não declarar, de tudo o que bem entender. Cada um é livre de assumir as responsabilidades que tem que assumir. E é a minha opinião em relação a isso", afirmou o antigo internacional português, de 37 anos, sobre as declarações polémicas de alguns jogadores no final do jogo.

Sobre o resultado, Luís Figo classificou a Espanha como justo vencedor: "No meu ponto de vista, acho que a Espanha foi uma merecida vencedora. Foi a melhor equipa e Portugal teve um desempenho digno mas não foi suficiente para ganhar e para continuar na prova. Faltou marcar e ganhar... É o futebol. Não estou desiludido. Acima de tudo, estou consciente da realidade. Sei que a Espanha é uma das melhores selecções da actualidade. Estarei sempre com a Selecção Nacional, independentemente dos resultados que vier a obter."