Estrelas do Mundial: Hong Yong-Jo e Jong Tae-Se (Coreia do Norte)


A taciturna e fechada Coreia do Norte apresenta-se neste Mundial como uma das principais revelações, depois de uma fase de apuramento bastante conseguida, na qual conseguiu ultrapassar a Árabia Saudita de José Peseiro. O avançado Yong-Jo teve um papel preponderante ao marcar quatro golos durante a fase de apuramento, tornando-se o melhor marcador da selecção norte-coreana. Jong Tae-Se, por seu lado, mostrou-se em grande forma durante todo o apuramento e também no amigável de preparação frente à Grécia.

http://www4.pictures.zimbio.com/gi/Lokomotiv+Moscow+v+Rostov+Premier+Liga+MnY1iPlHqoxl.jpg

Dos 23 convocados por Jong-Hun Kim é o único que actua na Europa, jogando no FC Rostov, clube russo actualmente em sétimo lugar na sua liga. Jong Tae-Se também joga no estrangeiro, porém no Japão. O artilheiro joga ao serviço do Kawasaki Frontale e esta época já marcou cinco golos, num total de 41 golos pelo clube nipónico.

Yong-Jo é o jogador de maior nomeada da sua selecção, abarcando também com as responsabilidades de capitão. Numa selecção que prima pelo jogo defensivo (ainda que nem sempre muito organizado, sobretudo a nível de bolas paradas) é neste experiente jogador que o "querido líder" deposita as esperanças do seu povo. Encarregue de marcar os penalties e de organizar o ataque da equipa, Yong-Jo será um dos nomes a seguir neste Mundial, quando virmos a Coreia do Norte defrontar Portugal.

http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/46852000/jpg/_46852870_jong_tae-se_512.jpg

Jong Tae-Se é outro jogador que se destaca nesta selecção. Quase paradoxalmente ao modelo de jogo adoptado pelo norte-coreanos, é mais um avançado e peça fundamental da equipa. Ágil e com grande poder de finalização, o artilheiro nascido no país do Sol Nascente conta com 14 golos em 21 partidas disputadas pela selecção. Aos 26 anos é, juntamente com o capitão, a estrela do seu país e promete dificultar a vida às defensivas contrárias. Com 1,81m e 80kg, Jong Tae-Se joga no ataque descaído, preferencialmente, para a esquerda. E contra a Grécia mostrou que no Mundial pode vir a ser algo mais do que apenas a figura dos norte-coreanos, numa partida onde acabou por ser o homem do jogo, ao marcar dois golos.

A Coreia do Norte disputa o seu segundo Mundial, estando posicionada no Grupo G, juntamente com Portugal, Costa do Marfim e Brasil.