Nascido em Cabo Verde há 23 anos, o " Patrick Vieira em miniatura", como é apelidado, promete ser uma das figuras do país helvético, que irá participar num Campeonato do Mundo pela nona vez. O jovem do Saint-Etiènne, chegou à Suiça com apenas cinco anos, tendo iniciado a sua carreira como profissional no Sion, clube pela qual efectuou mais de cem partidas, durante três anos. Em 2007 o Manchester City pagou seis milhões para garantir o concurso do jovem trinco.
Porém, a aquisição do Manchester City por parte de um xeque árabe, o que levou a um aumento de concorrência entre os jogadores, e várias lesões, adiaram o sucesso do jovem suiço. No Verão passado foi vendido ao Saint-Etiènne onde se tornou um jogador fundamental durante toda a temporada. O seu poderio físico e capacidade de desarme tornam-no importante para manter equilibrada a equipa, sobretudo a nível defensivo. É incansável na marcação, possuindo bom sentido posicional, sendo que a qualidade de passe é também um dos seus pontos mais fortes. Ainda assim, não é um jogador muito talhado para as operações ofensivas, sendo essa tarefa desempenhada sobretudo por Barnetta, Inler e companhia.
Esta é a segunda competição internacional disputada pelo jovem médio, depois de ter participado no Europeu de 2008, o qual se realizou na Suiça e Áustria. A Suíça disputará o Grupo H ao lado de Espanha, Honduras e Chile e certamente terá em Fernandes um grande trunfo.
1 comentários:
Bom jogador para o Benfica, no ataque à Champions