Portugal bate China debaixo de assobios


A selecção portuguesa derrotou a China em jogo de preparação para o Campeonato do Mundo, realizado esta quarta-feira, em Coimbra.

O conjunto comandado por Carlos Queiroz, sem perder desde Novembro de 2008 – altura em foi derrotado num amigável pelo Brasil, por 6-2 –, parte moralizado para a prova do próximo Verão, onde defronta a Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil no Grupo G, depois de ter averbado a sexta vitória seguida sem sofrer golos, série nas quais assinou 12 remates certeiros.

Depois de Simão Sabrosa ver o seu remate de cabeça afastado pelo defesa Rong Hao em cima da linha de golo, aos 20 minutos, Hugo Almeida quebrou finalmente a resistência chinesa aos 36, adiada devido à falta de pontaria do ponta-de-lança do Werder Bremen, Cristiano Ronaldo, Simão e Nani ou às boas defesas efectuadas pelo guarda-redes Zhang Lu. Ronaldo recuperou a bola no meio-campo lusitano, embalou célere pelo lado esquerdo e isolou Almeida no coração da área para este inaugurar a contenda de pé esquerdo.


Duda acertou na trave da baliza adversária num livre directo aos 39 minutos, antes de Lu negar o segundo da noite a Almeida e Rong Hao testar a atenção de Eduardo no segundo remate dos asiáticos à baliza portuguesa. O guardião do Sp. Braga cedeu o lugar a Henrique Hilário ao intervalo, facto que permitiu ao jogador do Chelsea FC estrear-se na selecção principal aos 34 anos, o mesmo acontecendo ao avançado Silvestre Varela, do FC Porto, a partir dos 62 minutos, quatro antes de Raul Meireles, atirar ao poste, após boa incursão pela direita do seu recém-entrado companheiro de equipa.

As inúmeras substituições operadas por ambos os técnicos na etapa complementar diminuíram o ritmo de jogo e tiraram algum fulgor às duas equipas, nomeadamente à selecção da casa. A segunda metade do encontro acabou mesmo por deixar os adeptos impacientes, frustração essa que se fez manifestar sob a forma de assobios. Ainda assim, o triunfo de Portugal nunca esteve em causa e, apesar das tentativas de Wang Gang e Ning Jiang perto do fim, foi a selecção das quinas a aumentar a vantagem no quarto minuto dos descontos, quando o pontapé de João Moutinho de fora da área desviou em Liedson e enganou Lu.