Sorte sorri ao Sporting em Liverpool





O Sporting, sem ter realizado uma grande exibição - nem pouco mais ou menos - chegará a Lisboa com um resultado na bagagem que lhe permite sonhar com voos maiores, ou seja, com a passagem. É que os"leões" perderam por 2-1 em Goodison Park. O Sporting até esteve a perder grande parte do jogo, primeiro por um golo de diferença e depois por dois e só nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar, com mais uma das jogadas características de Liedson. Outro acontecimento que alterou o jogo foi a entrada de Yanick Djaló, que se vai habituando a jogar nas alas e desabituando a ser ponta-de-lança.

Carvalhal surpreendeu ao colocar Liedson a jogar sozinho na frente - como o luso-brasileiro não gosta - no meio de centrais como Distin e Yobo, fortes no jogo aéreo. Destaque ainda para o regresso de Pedro Mendes a Inglaterra, depois de passagens por Tottenham e Portsmouth. O internacional português foi mesmo titular no meio-campo leonino. Uma primeira parte de bom nível dos forasteiros havia de ser manchada por um golo de Pienaar a dez minutos do fim da primeira parte. Ao intervalo, os da casa estavam na frente, talvez injustamente mas essa era a verdade.



A segunda parte recomeça praticamente com o segundo golo do Everton, conseguido pelo francês Distin. Mais um rude golpe nas pretensões sportinguistas. A festa era total em Liverpool. Para os fans dos toffees, estes lisboetas eram bem mais mansinhos que os outros que por lá tinham passado. Mas a entrada de Djaló deu, de facto, um novo alento à asa esquerda dos portugueses. O número 20 arrancava sem medo para cima dos defesas ingleses que, de repente, se viram perante uma ameaça certamente inesperada. A cinco minutos do fim lá aparecia o "Levezinho" a protagonizar uma jogada que bem o caracteriza, aproveitou um erro de Distin, na recepção, e avançou isolado para a baliza. Sem opções, o jogador do Everton que havia perdido a falta carregou o ponta-de-lança da selecção nacional na área. O árbitro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade expulsando Distin. Miguel Veloso, chamado a converter, não iria falhar. Até final, a jogar com mais uma unidade, o Sporting carregou e fez o Everton encolher até à sua grande-área, mas não iria conseguir alterar o resultado. Eliminatória perfeitamente ao alcance do Sporting em Alvalade.