Esta semana resume-se exclusivamente à final da Supertaça Europeia. Vivem-se momentos de excitação e de alegria porque nos faz recordar as mais e menos recentes conquistas europeias do Futebol Clube do Porto. Hoje é sexta-feira e durante o resto dos dias não se falou em mais nada mas hoje, hoje é especial. Estamos a uns meras horas de termos os nossos rapazes a actuar frente a uma das maior potências do Mundo. Podiamos resumir o Barça dos últimos anos em poucas palavras mas uma representa o que todas as semanas vemos durante as jornadas da Liga BBVA. Dedicação! Sim, para muitos secalhar a palavra é curta, para outros é um ultraje ao que os espanhóis são capazes de fazer mas sem isto não eram nada, aliás nenhum clube era. Dito isto e com muita sinceridade, sou um adepto incondicional do futebol do Real Madrid mas como visualizador e analista do desporto rei, tenho de confessar que não existe nada igual no Planeta. Desde a originalidade de Daniel Alves, à visão de jogo de Xavi e Iniesta, o cálice de fogo de Leo Messi e claro, a capacidade goleadora de David Villa. Todos são grandes, todos! Josep Guardiola é o comandante do navio que até agora tem ido sempre a bom porto. Mas até quando? Teremos este sistema de jogo e quase invencibilidade em todos os confrontos? Para quem de abstem de ter clube e apenas aprecia o futebol jogado é maravilhoso de se assistir mas para quem joga de longe a longe com eles? Ou mesmo quem está na mesma Liga e pelo menos duas vezes tem de estar frente a frente com eles? Custa um bocado carago!
Expostas todas as admirações é altura de se falar da nossa equipa, a do outro lado do campo. Tem como frase "A vencer desde 1893"! Bem, para mim apenas começou a ser visível apartir de 1990 mas mesmo assim já vi um pouco de tudo. Cada portista tem metade do coração azul e branco mas no meu a percentagem desse ser bem maior. Não se explica nem se consegue entender a vontade que nos dá de ajudar e seguir estes `dragões´. Cada voz no estádio, cada grito de revolta, cada pessoas única ... somos uma família grandiosa que foi-se habituando aos sucessos e neste momento temos fome a cada minuto. Temos sede na Invicta mas espalhamos magia por todo o Mundo, somos portugueses mas `adoptamos´ atletas de muitas partes, crescemos com os erros e subimos com o sucesso, ganhamos, perdemos, empatamos com toda a dignidade e o suor pode-se sentir ainda nas antigas cinzas do Estádio das Antes e mais recentemente no Estádio do Dragão. Quem não conhe um portista de alma não sabe o que perde. Quem nos conhece não quer mais ninguém e quem não é portista logo quer ser! Isto me disseram nas casas de apostas que frequento.
Hoje é altura de duas histórias de muita luta se misturarem e criarem uma das maiores do todos os tempos. Dos jogadores dos culés vieram as demonstrações de respeito e consideração, dos azuis as de vontade e motivação. Josep Guardiola assumiu que não se importava de ter muitos jogadores do Porto, Vítor Pereira não vem para ver os espanhóis jogar. Hulk está pouco se borrifando para o mercado e Leo Messi aina não se pronunciou. Piqué falou de um FCP muito forte e Hélton mostrou ambição e vontade de fazer história. Uns passearam pelo Mónaco e os outros ainda não se viram (pelo menos para mim). Alguns adeptos já se encontram nas imediações do Estádio Luois II, outros ainda colocam as coisas no carro para arrancarem. Muitos já não saem de casa e outros ainda terminam os seus turnos para mais cedo chegarem. Tudo isto com o único objectivo de terem os olhos no relvado que irá receber as duas equipas em cima referidas.
Hoje não existe mais nada, hoje é apenas isto. 19:45h - França - Mónaco - Barcelona - FC Porto ... Experimentem e vejam estas odds.
Texto de Nuno Oliveira para o Negócios do Futebol. Visite o blog Coluna Azul
0 comentários: