Empate suficiente para o Liverpool


O Liverpool FC qualificou-se para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, ao empatar 1-1 no terreno do FC Steaua Bucureşti, resultado que manteve os ingleses com mais dois pontos do que o rival mais directo.

O primeiro golo de Milan Jovanović nas competições europeias pelos "reds", aos 19 minutos, abriu o activo, mas os homens da equipa do exército romeno reagiram e Éder Bonfim empatou a contenda após um erro de José Manuel Reina à passagem dos 60 minutos, que permitiu ao Steaua conservar o segundo lugar do Grupo K. O Liverpool fez dez alterações relativamente à equipa que perdera com o Tottenham Hotspur FC no domingo na Premier League inglesa e a falta de entrosamento no conjunto sem dúvida que contribuiu para um início bastante desgarrado. A primeira oportunidade de golo chegou aos 15 minutos, mas foi desperdiçada pelo Steaua, uma vez que Eric Bicfalvi cabeceou por cima da trave, após cruzamento de Romeo Surdu.


Os comandados de Roy Hodgson rapidamente penalizaram o Steaua pelo lance desperdiçado, com Ryan Babel a iludir a defesa contrária e a cruzar para a cabeça de Jovanović, que colocou a bola junto ao poste. Depois, os visitantes contentaram-se em jogar no contra-ataque e pareciam confortáveis com a forma como estava a decorrer a partida até instantes antes do intervalo, quando Bogdan Stancu escapou à vigilância de Sotiris Kyrgiakos, mas rematou ao lado, quando estava a poucos metros da baliza adversária e em boa posição.

Os pupilos de Marius Lacatus foram melhores nos primeiros minutos da segunda parte, mas apenas conseguiram uma oportunidade digna de registo quando Cristian Tănase centrou e o português Geraldo cabeceou para as mãos de um atento Reina. No entanto, aos 61 minutos, o guarda-redes espanhol estragou a pintura ao permitir que, através de um fraco cabeceamento de Éder Bonfim após cruzamento do substituto Stanislav Angelov, a bola passasse entre as suas pernas e entrasse na baliza, assinalando o empate. Kyrgiakos quase devolveu a vantagem ao Liverpool, quando se elevou mais alto que Ciprian Tătăruşanu e cabeceou com perigo, fazendo a bola bater na parte superior da trave, enquanto Bănel Nicoliţă rematou forte e em arco a cerca de 20 metros da baliza de Reina, falhando o alvo por muito pouco. Mas, com o empate no outro encontro do grupo a manter a classificação como estava, as duas equipas viriam a contentar-se com a igualdade.