Dragão impõe vantagem com goleada da época


O FC Porto voltou esta segunda-feira a ter sete pontos de vantagem na liderança da Liga portuguesa, com dois golos madrugadores de Hulk a abrirem caminho a um triunfo por 5-1 na recepção à União de Leiria.

Os "dragões", que na quinta-feira tinham alcançado uma excelente vitória por 3-1 no terreno do Beşiktaş JK, em partida referente ao Grupo L da UEFA Europa League, aproveitaram a embalagem e não deram hipóteses a uma equipa do Leiria que se viu a perder logo aos 14 minutos, cinco depois de Falcao já ter rematado ao poste. Ruben Micael isolou Hulk com um passe para as costas da defesa contrária e o brasileiro, que já havia bisado na Turquia, bateu o guarda-redes Gottardi com um fantástico "chapéu". A equipa de André Villas-Boas dominava a partida e chegou ao 2-0 cinco minutos volvidos, quando um rápido contra-ataque viu Falcao assistir Hulk para o remate certeiro do melhor marcador da Liga portuguesa, que já soma oito golos na prova. O terceiro tento portista surgiu aos 37 minutos, com João Moutinho a cobrar rapidamente um livre e a proporcionar um momento de inspiração a Varela, que bailou perante um adversário, antes de atirar a contar com o pé direito.


A toada do encontro não se alterou após o intervalo e o 4-0 demorou apenas cinco minutos a aparecer, com um cruzamento da esquerda de Alvaro Pereira a proporcionar um excelente cabeceamento de Falcao. O melhor que o Leiria conseguiu foi reduzir aos 74 minutos, num penalty convertido por Carlão e a castigar uma falta de Fernando, mas Falcao fez o 5-1 final logo a seguir. A sétima vitória em oito jornadas deixa o FC Porto com 22 pontos, mais sete que o seu perseguidor mais directo, o Benfica. Quanto ao Leiria, segue no 10º lugar, com 11 pontos.