Florentino recebe Madaíl na próxima semana


O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) irá a Madrid no início da próxima semana para ser recebido pelo presidente do Real Madrid, Florentino Perez, de quem vai tentar obter luz verde para "contratar" José Mourinho por dois jogos.

"O presidente vai encontrar-se em Madrid, no início da próxima semana, provavelmente segunda feira, com Florentino Pérez", disse à Agência Lusa uma fonte da FPF. Nesse encontro, Gilberto Madail irá procurar que o Real Madrid ceda o seu treinador à selecção portuguesa para os jogos com Dinamarca e na Islândia, a 8 e 12 de Outubro. São dois jogos cruciais para o apuramento da seleção lusa para o Euro'2012, depois do empate caseiro com Chipre (4-4) e da derrota na Noruega (1-0). O presidente da FPF precisa de resposta urgente, visto que a pré-convocatória para os jogos tem de estar elaborada quarta feira, para ser enviada e recebida no dia seguinte pelos clubes.

Segundo a mesma fonte, Madaíl já conseguiu obter a disponibilidade de Mourinho para orientar, com a sua equipa técnica, a Selecção nos dois jogos, mas a decisão final está nas mãos do presidente do Real Madrid. Amigo pessoal de Angel Villar, presidente da Federação espanhola, com quem partilha o projeto de candidatura ibérica ao Mundial 2018/22, Madaíl tentou sensibilizar o homólogo espanhol a interceder junto de Florentino, com quem tem excelentes relações pessoais, no sentido deste "dar uma mãozinha" a Portugal. "O que pode complicar um final feliz para este processo é o facto de Gilberto Madaíl ter tornado pública a sua iniciativa", disse Lusa fonte muito próxima de Mourinho, para quem este "jamais poderia dizer não" à selecção num momento tão difícil.

As reacções "merengues" têm sido críticas e contrárias à possibilidade de "emprestar" Mourinho à equipa das quinas para os dois referidos jogos. É entendimento da mesma fonte que, caso Florentino Perez tenha a opinião pública contra tal hipótese, "a resposta a Gilberto Madail será negativa", realçando, por outro lado, os riscos que Mourinho corre, apesar da sua disponibilidade. "Mesmo que o Real Madrid dissesse que sim, os riscos são evidentes no caso de Portugal não ganhar os dois jogos, de Pepe, Ricardo Carvalho e Ronaldo neles se lesionarem ou do Real Madrid não vencer o jogo seguinte para a Liga espanhola", comentou a mesma fonte.