Entrevistando... João Fonseca


O visado da segunda entrevista do Negócios do Futebol foi o médio João Fonseca que, com 23 anos, conta no seu currículo com passagens pelo Benfica e Fátima.


Porque te decidiste tornar jogador profissional de futebol?
Na minha família houve vários jogadores amadores e eu sempre quis seguir os seus passos. Agora aqui estou.

Qual é o teu sonho enquanto jogador?
Chegar o mais longe possível no Mundo do Futebol.

Qual foi o momento mais alto da tua carreira?
Deve ter sido quando me tornei campeão da II Divisão, ao serviço do Fátima.

Esta época não irás jogar no Fátima. Que objectivos tens então para esta temporada?
Jogar num clube onde possa jogar com regularidade para depois dar o salto para um clube maior, talvez da Liga Sagres.

Que treinador te marcou mais durante a tua carreira?
Rui Vitória (actualmente no Paços de Ferreira).

Quais as tuas referência no futebol?
O miolo do Barça, Xavi e Iniesta.

Na época passada disputaste a Liga Vitalis pelo Fátima. Quem achas que foi o melhor jogador do campeonato?
Kanu, defesa do Beira-Mar, fez uma época consistente e ajudou a equipa a subir.

Qual foi a tua melhor temporada?
Foi há quatro anos, na minha primeira temporada no Fátima. Nada previa que fizéssemos uma época tão tranquila como a que acabámos por fazer (1º lugar na Série C da II Divisão) e acabei por ficar na história de um clube que tem crescido imenso nos últimos anos.

Qual foi, na tua opinião, a melhor equipa e o melhor jogador do campeonato português?
Sem dúvidas que a melhor equipa foi o Benfica. O melhor jogador, para mim, foi o David Luiz.

Quem achas que vai ganhar o Campeonato do Mundo?
Para mim, Espanha e Alemanha são as favoritas.

E quais as tuas expectativas em relação à selecção?
Eu acho que nos falta um grande líder dentro da equipa, mas ainda assim acho que podemos fazer um bom Mundial

Agradecemos ao João Fonseca a disponibilidade para responder a estas perguntas. Convidamos também os nossos leitores a colocarem questões para o próximo entrevistado - Nuno Coelho Prata, médio da Académica. Enviem as perguntas para o negociosdofutebol@gmail.com.