Sportings vencem, um goleia, o outro à tangente


Braga continua a acreditar

O Sporting de Braga encurtou provisoriamente para três pontos a desvantagem em relação ao líder da Liga portuguesa, o Benfica, após ter recebido e batido o rival minhoto Vitória de Guimarães, por 3-2. O Sporting goleou o Rio Ave por 5-0.

A partida de Braga começou por oferecer um lance algo invulgar logo aos sete minutos, quando o árbitro da partida assinalou uma grande penalidade contra a equipa da casa, devido a um alegado corte com o braço de Moisés. No entanto, a decisão foi anulada após a consulta ao árbitro assistente que acompanhava o ataque dos visitantes. O conjunto vimaranense viria, contudo, a chegar mesmo ao 1-0 aos 18 minutos. Andrézinho cruzou para a área e Waldomiro desviou para trás de cabeça antes de Marquinho amortecer a bola para o remate certeiro de Rui Miguel.

O Braga demorou alguns minutos a reagir, mas foi subindo de rendimento e conseguiu restabelecer a igualdade a cinco minutos do intervalo. Luis Aguiar cobrou um livre em zona frontal e mesmo à entrada da área do Guimarães, com Andrézinho a cortar a bola com o braço e a originar uma grande penalidade que não foi desperdiçada por Alan. Talvez embalado por esse tento, o Braga regressou dos balneários mais dominado, tendo o recém-entrado Wason Rentería enjeitado uma oportunidade de ouro para adiantar os "arsenalistas" aos 63 minutos, mas o colombinado revelou lentidão e o lance perdeu-se.

Porém, Rentería seria mesmo decisivo no encontro, já que foi sobre si que foi cometida uma grande penalidade aos 79 minutos, com Valdomiro a ver o cartão vermelho na sequência do lance. Chamado a converter o castigo máximo, Meyong, que tinha sido lançado na partida sete minutos antes, não perdoou e operou a reviravolta no marcador. A vitória parecia não ir fugir aos anfitriões, mas o central Rodríguez quase deitou tudo a perder já nos descontos, quando fez falta sobre Roberto na sua área, tendo Andrezinho assinado o 2-2 de penalty.

Num final dramático, Flávio Meireles puxou Rentería na área vimaranense e originou um quarto penalty que permitiu a Meyong decidir o derby. O Guimarães acabou com sete atletas, já que Desmarets, João Alves e Andrezinho foram todos expulsos, por protestos. Moisés já havia deixado o Braga a jogar com dez pouco antes, também devido a protestos.

O Sporting não sentiu dificuldades para golear em Alvalade o Rio Ave, por 5-0, abrindo uma vantagem de cinco pontos na luta pelo quarto lugar. Yannick Djaló inaugurou o marcador aos sete minutos, na sequência de um colocado remate de pé direito, com Liedson a assinar o segundo golo leonino aos 40 minutos, correspondendo de cabeça a um cruzamento de Hélder Postiga. Yannick bisou aos 57 minutos, após uma assistência de Liedson, dez minutos antes de João Moutinho aumentar a contagem. O momento alto da noite surgiu a 15 minutos dos 90, quando Yannick completou o seu "hat-trick" com um fantástico remate acrobático. Marat Izmailov foi expulso aos 82 minutos. Entretanto, o Nacional bateu na Madeira o Leixões, por 1-0.