Português do Sochaux na mira de Porto e Benfica

http://www.sport24.com/var/plain_site/storage/images/football/ligue-1/clubs-l1/sochaux/sochaux/17398-11-fre-FR/sochaux_equipe.jpg

De acordo com o FootMercato.web, FC Porto e Benfica estarão interessados em contratar Rafael Dias, médio português do Sochaux. O jogador de 19 anos tem actuado por algumas ocasiões na equipa principal e é visto como um dos mais promissores jogadores dessa equipa francesa.

De acordo com o mesmo sítio, també Harry Redknapp aprecia o talento do jogador e que vê-lo transferir-se para o Tottenham.

Andrézinho para Málaga, Ricardo para o Berço

http://farm3.static.flickr.com/2224/2223855457_30b6ba78bc.jpg

Começa a desenhar-se o próximo plantel do Vitória de Guimarães. E tudo parece estar a começar nas bases, na defesa. Nesse sector, Andrézinho está, ao que tudo indica, de saída para o Málaga, de Espanha, onde será companheiro de Hélder Rosário e Duda. Caso a mudança para o clube andaluz não se efectue, o lateral polivalente até poderia rumar a França, Grécia ou Alemanha, onde tem mercado.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,21670776-EX,00.jpg

Em sentido inverso poderá estar Ricardo. O também polivalente defesa do Paços de Ferreira está a realizar uma boa época ao serviço dos "castores" e isso deverá ser factor mais do que suficiente para que se dê a mudança para um clube com aspirações mais ambiciosas. Nesse lote de emblemas encaixa o Guimarães, clube pelo qual Ricardo assinará por duas temporadas, a custo zero. Ricardo regressa, assim, ao seu "Berço", já que foi nos vimaranenses que deu os primeiros pontapés na bola.

Avançado do Rapid observado pelo Benfica

http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/46239000/jpg/_46239442_jelavic_512.jpg

Jelavic, avançado de 24 anos do Rapid Viena, é apontado pelo Austrian Independent como alvo das águias. O croata de 1,88m conta com 15 golos em 32 partidas na liga pela equipa da capital austríaca e tem despertado o interesse da vários clubes europeus.

O avançado croata destacou-se sobretudo na Liga Europa, onde na fase de grupos alcançou a marca de 4 tentos desferidos nas balizas contrárias. Todavia, o jogador afirmou recentemente "estar totalmente focado no Rapid", desvalorizando qualquer rumor de transferência no final da época.

Bayern apresenta recurso por Ribéry


O Bayern de Munique apresentou recurso na UEFA sobre a decisão tomada pelo Comité de Controlo e Disciplina de suspender Franck Ribéry por três jogos das competições europeias de clubes, devido a agressão.

O recurso será analisado na próxima quarta-feira, dia 5 de Maio. Ribéry viu o cartão vermelho por uma falta violenta durante a primeira mão das meias-finais da UEFA Champions League, ante o Olympique Lyonnais, em Munique, a 21 de Abril. Note-se que, caso a decisão de suspensão se mantenha, o internacional francês irá falhar a final da edição da Liga dos Campeões deste ano, agendada para o dia 22 de Maio, e na qual os bávaros irão defrontar o Inter de José Mourinho.

Nuno Valente na equipa técnica de Paulo Sérgio


Nuno Valente vai ser um dos adjuntos de Paulo Sérgio na futura equipa técnica do Sporting que vai integrar ainda outros três elementos que transitam com o treinador da cidade "berço": Cabral, Sérgio Cruz e José Herculano. Cabral assiste o técnico principal no trabalho de campo, incluindo o treino de guarda-redes; Sérgio Cruz é o preparador físico; Herculano é o responsável pela metodologia de treino e recuperado físico.

A grande novidade é, obviamente, Nuno Valente. O antigo jogador do clube - esteve ligado ao Sporting durante uma década - terá a responsabilidade de junto dos jogadores fazer-lhes perceber o que é "ser Sporting". Valente cumpriu a formação no Sporting chegando a sénior no clube. Depois, passou por Portimonense, Marítimo e União de Leiria, onde foi treinado por José Mourinho. Quando Mourinho transitou para FC Porto, em 2002, levou consigo Nuno Valente, clube que deixaria a meio da época de 2005/2006, rumo ao Everton, onde terminou a sua carreira.

Actualmente com 35 anos, 33 vezes internacional por Portugal, Nuno Valente regressa ao clube do “coração” para coadjuvar Paulo Sérgio. O seu antigo companheiro Paulo Duarte, actual treinador do Burkina Faso, não poupou elogios ao amigo. "Quando se opina sobre alguém nunca se diz mal, mas a realidade é esta: ele é um amigo, é um elemento fantástico de grupo e tem um grande carácter. O Sporting e o Paulo podem estar tranquilos, porque ele é um grande profissional", analisou Paulo Duarte.

David Villa a caminho do Barcelona


De acordo com a notícia desta sexta-feira do diário desportivo espanhol “Marca”, os responsáveis do Valência e do Barcelona chegaram a um acordo verbal com vista à transferência de David Villa para o Camp Nou na próxima temporada.

Segundo avança a mesma fonte, a operação custará 40 milhões euros ao Barcelona, que deverá ainda incluir dois jogadores no negócio. Hleb e Bojan deverão ser os preteridos de Pep Guardiola. A “Marca” escreve ainda que Villa, uma exigência do técnico catalão para a próxima temporada, não deverá colocar entraves à transferência.

Meireles tem de esperar para sair


A saída de Raul Meireles do FC Porto não irá acontecer imediatamente, dado que os responsáveis portistas preferem esperar pelo significativo retorno que podem retirar da presença do médio no Mundial 2010.

Partindo do princípio que Meireles será um dos indiscutíveis da equipa nacional e com titularidade praticamente assegurada nos três jogos da fase regular (pelo menos), fica claro que a SAD portista espera que a prova capitalize o valor financeiro do jogador para os níveis da cláusula de rescisão, fixada em 30 milhões de euros.

A decisão pode ter algum risco - se Portugal passar despercebido no Mundial - mas pesando todos os valores na balança o FC Porto considera que vale a pena esperar mais três meses para negociar um dos seus principais activos, até porque a Selecção Nacional chega à África do Sul com óptima embalagem e aparece entre as equipas mais cotadas. Raul Meireles, já por si, representa um chamariz de gabarito, sobretudo tendo em conta a participação pessoal na Liga dos Campeões, onde foi o jogador com mais quilómetros percorridos em todos os jogos realizados pelo FC Porto...Mas também não pode esquecer-se o contributo dado a Portugal na fase de qualificação para o Mundial, quando foi o jogador mais utilizado por Carlos Queiroz e marcou golo decisivo à Bósnia.

O FC Porto teve oportunidade de negociar Raul Meireles nos últimos dias, com o Sevilha, mas a proposta do clube espanhol, a rondar os 12 milhões de euros, não satisfez as suas pretensões, ficou mesmo muito àquem do esperado. O Sevilha, aliás, representa um amor de longa duração para Raul Meireles, já que no final da temporada passada o clube espanhol também tentou contratá-lo. Mas as suas intenções ficaram pelo caminho, sobretudo porque o dragão nem sequer quis, na altura, ouvir falar em números. A menos, claro, que o Sevilha batesse a cláusula de rescisão do jogador, o que significaria a sua saída imediata. in ABola

Forlán leva "colchoneros" a Hamburgo


O Atlético de Madrid garantiu a presença na final da edição inaugural da UEFA Europa League, agendada para 12 de Maio, na Hamburg Arena, apesar da derrota frente ao Liverpool FC em Anfield, por 2-1, após prolongamento.

Depois de ter ganho em Espanha por 1-0, mercê de um golo de Diego Forlán, o Atlético viu o avançado uruguaio marcar aos 12 minutos do tempo extra o golo que o levará até à Alemanha, graças à regra dos tentos marcados fora, isto após Yossi Benayoun aumentar a vantagem dos “reds” pouco antes, ganha no fecho da primeira parte através de Alberto Aquilani. Vencedores da Taça dos Vencedores de Taças em 1962, os “colchoneros” voltam assim a disputar um jogo decisivo na Europa passados 24 anos, desta feita ante o surpreendente Fulham FC.

O Liverpool entrou a todo o gás e podia ter inaugurado o marcador logo aos 10 segundos. Dirk Kuyt lançou de cabeça Yossi Benayoun, mas David De Gea defendeu o remate cruzado do internacional israelita dentro da grande área. A pressão inicial do Liverpool resultou em três pontapés de canto ganhos com apenas um minuto e meio jogado, e o guarda-redes De Gea voltou a corresponder a preceito ao remate de Aquilani, aos 11 minutos. Com Simão Sabrosa titular na ala esquerda, o Atlético, sacudiu o assédio dos homens da casa e, aos 19 minutos, viu o guarda-redes espanhol do Liverpool, Pepe Reina, estar à altura do bom pontapé de Raúl García. Os anfitriões carregaram novamente e, pouco antes da meia-hora, após excelente troca de bola, o habitual médio Javier Mascherano, desta feita a actuar como lateral, cruzou da direita mas o desvio de Kuyt na pequena área saiu ligeiramente por cima da trave dos “colchoneros”.



Na resposta, Sergio Agüero, lançado por José Antonio Reyes, ainda passou por Reina mas o cruzamento perdeu-se, antes de os ingleses verem um golo anulado aos 32 minutos, por alegada posição irregular de Daniel Agger. O jovem guardião “rojiblanco”, de 19 anos, sacudiu com os punhos um livre directo apontado pelo capitão dos “reds”, Steven Gerrard, mas, a um minuto do intervalo, o Liverpool igualou a eliminatória. Benayoun cruzou atrasado da direita para o pontapé fulgurante de Aquilani, à entrada da área, que fez a bola entrar junto ao poste esquerdo de De Gea. Avisado do que acontecera no começo do encontro, o Atlético tentou tomar conta do meio-campo e Simão rematou por cima dois minutos depois do reatamento, antes de o extremo português assistir Paulo Assunção e o pontapé do antigo jogador do FC Porto ter o mesmo destino. De Gea mostrou-se atento nos pontapés de Kuyt (64) e Glenn Johnson (81), pelo que foi necessário jogar 30 minutos de prolongamento.

Aos cinco minutos do tempo extra, Benayoun surgiu sem marcação na esquerda após passe de Lucas Leiva e aumentou a vantagem, mas a resposta surgiu célere. O remate do recém-entrado José Manuel Jurado fez a bola passar perto do poste de Reina, antes de Reyes ganhar a Johnsson na direita e centrar para Forlán assinar o tento que apurou o Atlético.

Fulham destrói sonho do Hamburgo


O Fulham FC apurou-se para a sua primeira final europeia, com o triunfo por 2-1 na segunda mão das meias-finais da UEFA Europa League, frente ao Hamburgo, a revelar-se decisivo após o nulo registado na Alemanha, há uma semana.

O Fulham, que nunca tinha chegado tão longe numa competição de clubes da UEFA, entrou melhor na partida disputada em Craven Cottage e esteve perto de ganhar vantagem logo aos três minutos. Bobby Zamora combinou bem com Zoltán Gera e surgiu em excelente posição para facturar, mas o guarda-redes do Hamburgo, Frank Rost, ofereceu o corpo à bola e salvou a sua equipa. Apesar desse susto inicial, os visitantes foram assentando o seu jogo e dominando na posse de bola. Essa tendência acabou mesmo por render frutos à formação agora orientada por Ricardo Moniz, decorria o minuto 22. Danny Murphy derrubou o brasileiro Zé Roberto em zona frontal e a cerca de 30 metros da baliza inglesa, com Mladen Petrić a cobrar de forma soberba o correspondente livre directo, sem hipóteses de defesa para Mark Schwarzer. O Fulham tentou reagir, mas a melhor ocasião até ao intervalo voltou a pertencer ao Hamburgo, com Jonathan Pitroipa a não errar por muito o alvo aos 39 minutos.



Obrigado a marcar dois golos para seguir em frente para a sua primeira final europeia, o Fulham regressou dos balneários bem mais pressionante, com Zamora sempre no epicentro dos lances de ataque dos "cottagers". Contudo, os problemas físicos que o poderoso ponta-de-lança inglês apresentou nos dias que antecederam este encontro acabaram por obrigá-lo a ser substituído por Clint Dempsey aos 58 minutos. Aquilo que o Fulham perdeu em poderio físico ganhou-o em velocidade, com essa alteração a beneficiar o espectáculo. Damien Duff rematou ao lado na sequência de um livre estudado aos 63 minutos, isto numa altura em que o Hamburgo subia cada vez menos à área contrária. O aviso não surtiu efeito no conjunto alemão, que sofreu o tento do empate seis minutos volvidos. Danny Murphy serviu Simon Davies e este, depois de receber a bola e tirar do caminho Dennis Aogo, bateu com classe Rost. O excelente golo do médio galês, por sinal o seu primeiro na prova, originou uma ponta final emocionante.

Moralizados, os anfitriões não abrandaram o ritmo e foram premiados aos 76 minutos, quando um pontapé de canto fez a bola cair na direcção de Gera, que rodou e atirou a contar, lançando a loucura nas bancadas. Sem capacidade para reagir, o Hamburgo não conseguiu evitar um adeus doloroso à possibilidade de disputar a final no seu próprio estádio. Assim, será o Fulham a marcar presença no jogo decisivo, a 12 de Maio.

Capas do Dia



Meias-Finais da Liga Europa

Olegário no clássico

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjMKVb6MzrqxcFmGRIgCM5Wfhg3Zh72etawhBpwpqI4_a7KmwU_3tqgiWKJSCUHrsR5BW5pdjiRRriZSU6maQPGah11LFacFohUgGJRZHJLq1WATSHVVUhyphenhyphen7oe_MC8KyBWpVWjUnRxC6k/s400/olegario2.jpg

O leiriense Olegário Benquerença foi esta quinta-feira nomeado para dirigir o jogo grande da 29.ª jornada da Liga de futebol, o FC Porto-Benfica, enquanto para o Sporting de Braga-Paços de Ferreira foi indicado o setubalense João Ferreira. Olegário Benquerença apitou recentemente o Inter de Milão-Barcelona e vai estar no Mundial 2010.

Entretanto para o Sporting-Naval 1.º de Maio foi escolhido André Gralha, de Santarém e João Ferreira para o Sporting de Braga-Paços de Ferreira.

Já não há Vida para o Sporting. Croata no Leverkusen

http://www.tportal.hr/ResourceManager/GetImage.aspx?imgId=51603&width=750&height=550

O Bayer Leverkusen confirmou a contratação de Domagoj Vida, centra croata do NK Osijek. O internacional sub-21 pelo seu país estava a ser seguido bem de perto pelo Sporting, tendo estado mesmo em vias de se tornar o primeiro reforço da era de Paulo Bento Sérgio, mas os alemães anteciparam-se aos leões e oficializaram a contratação do jovem jogador. Vida custou 2,4 milhões de euros e assina por cinco épocas.

Domagoj Vida é um jogador extremamente talentoso e de quem esperamos muito. Tem um grande futuro pela frente, afirmou o presidente do Leverkusen, Wolfgang Holzhäuser.

http://www.aupadeportivo.com/media/galeria/36/0/7/2/7/o_deportivo_de_la_coruna_angulo-707270.jpg

Angulo referenciado
Na tentativa de encontrar um lateral-esquerdo, uma das pechas do Sporting, nesta temporada, Brayan Angulo, defesa colombiano que conhece bem o nosso país de passagens por Leixões e Boavista, actualmente no Deportivo da Corunha, tem sido muito referenciado como estando em rota para rumar a Alvalade. O esquerdino ainda não iniciou conversações com o "Depor" tendo em vista a renovação e poderá mesmo chegar ao Sporting como reforço para a próxima temporada.

Capas do Dia



Convocados para o Mundial 2010

Portugal é quarto no ranking da FIFA (foto ASF)

No próximo dia 10 Carlos Queiroz irá divulgar a lista de convocados para o Mundial 2010. O Negócios do Futebol antecipa-se e, nesta duas semanas que restam, propõe aos seus leitores a eleboração da lista dos 23 jogadores que deverão seguir para a África do Sul.

A votação terminará no dia 8 de Maio e os 23 mais votados serão divulgados nesse dia aqui no blog. Entretanto, votem e escolham os jogadores que mais garantias vos dão para ajudar Portugal a alcançar um lugar respeitoso nesta competição.




Guarda-Redes (Escolha 3)

Laterais direitos (Escolha 2)

Laterais esquerdos (Escolha 2)


Defesas Centrais (Escolha 4)

Médios (Escolha 6)

Extremos (Escolha 4)


Pontas-de-lança (Escolha 2)

Arshavin pode sair diz o seu agente

http://www.bbc.co.uk/blogs/philmcnulty/wenger_arshavin595ap.jpg

Andrey Arshavin está claramente insatisfeito com os resultados desportivos no Arsenal, depois de na presente temporada os londrinos voltarem a sair de cena sem terem conquistado qualquer prova das que estavam envolvidos. Por esses motivos, o internacional russo já demonstrou publicamente o seu desejo em representar o Barcelona e o agente do jogador, em entrevista ao site Goal.com, não desmentiu essa possibilidade. Dennis Lachter disse que tudo estava dependente não da permanência de Fabregas ou Van Persie mas sim da de Wenger, que ele considera representar 95% do Arsenal.

«A permanência de Andrey e de muitas outras coisas dependem de um só homem. Nós gostaríamos de ter a certeza de que Arsène Wenger fica no Arsenal no próximo ano. A principal figura do Arsenal não é o Andrey, o Fabregas ou o Van Persie. Tudo o que lhes acontece depende do Sr. Wenger. O Arsenal é 95% Arsène Wenger. Mas ele tem 61 anos e podia-se ver a cara de desapontamento dele por não ter ganho nada esta temporada», disse Lachter.

Venceu a perfeição táctica



José Mourinho é conhecido por preparar os seus jogos ao pormenor, sem descurar qualquer "migalha" do jogo. Ora, uma meia-final contra aquela que é possivelmente a melhor equipa do mundo actualmente não fugira à regra. Mais ainda sabendo Mourinho que podia fazer história nos italianos. O português sabia que seria uma ilusão chegar a Camp Nou para jogar de igual para igual com o Barcelona e não o fez, mas o Inter foi acima de tudo perfeito tacticamente e muito inteligente a jogar.


De acordo com o que era de esperar, o Barça entrou em campo com o pé no acelerador, desejoso de dar ao seu público a tão anunciada "remuntada". Na esquerda, Guardiola surpreendera ao colocar Milito - que assim defrontava o irmão - em detrimento de Maxwell. E o internacional argentino só veio confirmar que é um central puro e não um lateral. Sim porque o Barcelona via-se e desejava-se por um lateral e não por um defesa esquerdo. No Inter, a baixa de Pandev à última hora havia obrigado a mudanças no onze igualmente. Quaresma via o jogo da bancada.

O Barcelona carregava mas no Inter uma dupla argentina dava nas vistas. Samuel e Cambiasso despertavam para um grande jogo, de sacrifício. Ainda na primeira metade, Thiago Motta seria expulso, por pretensa agressão a Pedro Rodríguez, para gáudio dos adeptos blaugrana. Na frente da armada espanhola um Messi muito preso conseguiu soltar-se e atirou para a defesa da noite de Júlio César. O intervalo chegaria com o resultado à medida de Mourinho.


Barcelona dethroned by resilient Inter

A segunda parte mostrou um Inter a exercer, inicialmente, uma pressão mais alta em campo. Pressão essa que rapidamente baixou. Guardiola mexeu, mas só nos nomes, o esquema era o mesmo. Entrou Krkic para o lugar de Ibra e Jeffren para o lugar de Busquets, mas o jogo continuava a ser uma variação gradual de flancos da direita para a esquerda, sempre muito bem interpretada pelos visitantes. Já na parte final do encontro, Mourinho prescindiria completamente dos pontas-de-lança ao retirar Eto'o e colocar em campo Mariga. O sofrimento milanês seria acentuado quando Piqué - já a jogar a ponta-de-lança - fez um grande trabalho sobre Cordoba e Júlio César, antes de atirar para o fundo das redes. Até final, houve ainda um golo correctamente invalidado a Krkic por mão de Touré.

Esta é a segunda final da Liga dos Campeões de José Mourinho, depois do Porto em 2004, e a primeira do Inter desde 1972.

Barcelona vs Inter de Milão

http://uefaclubs.com/images/FC-Barcelona.png http://kassiesa.com/uefaclubs/images/Internazionale.png

Barcelona:
Valdés, Alves, Piqué, Milito; Xavi, Busquets, Touré, Keita; Messi, Pedro e Ibrahimovic.

Inter de Milão: Julio César; Maicon, Lucio, Samuel, Zanetti; Motta, Cambiasso, Sneijder; Pandev, Etoo e Milito.


Mourinho e Figo em Barcelona «inferno» do Camp Nou


Parece não ter fim o mediatismo do jogo desta noite, a contar para as meias-finais da Liga dos Campeões, e que irá opor o Inter de Milão ao Barcelona, actual detentor do troféu. A derrota dos espanhóis na primeira mão serviu de oportunidade para Mourinho dar início ao seu «jogo psicológico», mas os adeptos e dirigentes blaugrana, bem como a equipa, não parecem querer dar por vencida a eliminatória.

À entrada para o almoço de convívio entre as duas direcções, no hotel Majestic de Barcelona, Luís Figo (director de relações externas do Inter) foi recebido por uma dúzia de adeptos do Barça aos gritos de "traidor" e "pesetero". "Porque voltaste aqui?", perguntaram ainda os adeptos, que não esquecem a "traição" do português, que em 2000 trocou o Barça pelo rival Real Madrid.

Joan Laporta atiçou ainda mais o ambiente em redor de José Mourinho para o Barcelona-Inter desta noite, criticando o treinador português por este ter afirmado, na conferência de imprensa de ontem, que a presença na final da Champions, no Santiago Bernabéu (estádio do Real Madrid), é uma obsessão para o Barcelona devido ao "anti-madridismo" dos catalães. Laporta respondeu já ao início desta tarde, antes do almoço entre as duas direcções, chamando Mourinho de "psicólogo de pacotilha". "É fácil provocar. Mas a nossa afición é uma afición cívica e que percebe de futebol. Quem fala de outras coisas que não futebol é porque quer provocar e criar mau ambiente. Quer-se atribuir dotes de psicólogo de pacotilha", disse Laporta, citado pelo sítio do jornal Marca.

Note-se que ao longo da semana adeptos do Barcelona deram início a determinados preparativos para o jogo, recusando-se a desistir e apelando a todos os fãs espalhados pela Catalunha que se unissem naquele que se adivinha um autêntico «inferno» no Camp Nou, quando o relógio marcar as 19h45 desta noite.

Golos de Falcao pretendidos por Aston Villa e Tottenham


Os golos de Radamel Falcao estão a ser pretendidos em Inglaterra, onde o Tottenham e o Aston Villa surgem como os principais interessados. A imprensa inglesa avança que os dois clubes da Premier League podem apresentar uma proposta a rondar os 20,7 milhões de euros, que seria analisada pela SAD do FC Porto, mas dificilmente aceite, pois o avançado é tido como essencial para a próxima época.

Os portistas pretendem prolongar o vínculo com Falcao, que termina em 2013, mediante um aumento salarial e a inclusão de uma cláusula de rescisão, que neste momento não existe. O próprio empresário do atleta, Marcelo Simonian, já revelou a intenção de se reunir com os dirigentes portistas durante o mês de Maio para acertar um novo compromisso. Falcao, de 24 anos, foi contratado no início desta época, tendo os dragões pago 3,9 milhões de euros por 60% do passe, valor que subiu em flecha, sobretudo depois das boas exibições do colombiano na Liga dos Campeões, na qual fez quatro golos, e na Liga portuguesa, onde é o segundo melhor marcador da Liga, com 23 golos.

Os treinadores dos dois clubes (Martin O'Neill do Aston Villa e Harry Radknapp do Tottenham) estão impressionados com as qualidades de Falcao, tendo relatórios muito completos sobre o número 9 do FC Porto elaborados pelos respectivos olheiros, que regularmente se deslocam a Portugal.

Estugarda negoceia Makukula com o Benfica


O Estugarda está em negociações com o Kayserispor para a contratação de Ariza Makukula. O avançado está emprestado pelo Benfica à equipa turca, que tem uma cláusula de opção de compra no valor de 2,5 milhões de euros, que pretende exercê-la para negociar depois o internacional português e assim arrecadar algum dinheiro.

O Benfica ficará impossibilitado de negociar directamente com os alemães e, dessa forma, não irá arrecadar um valor próximo daquele que pagou ao Sevilha pelo passe do atleta: 4 milhões de euros em Janeiro de 2008. O jogador está a par do interesse do Estugarda e já fez saber aos dirigentes do Kayserispor que lhe agrada a possibilidade de rumar ao futebol alemão, tendo ainda manifestado o seu pouco interesse em continuar no clube turco. A confirmar-se este negócio, o jogador deverá ainda receber um prémio de transferência a que não teria direito se trocasse directamente o Benfica pelo seu actual clube. Makukula, de 29 anos, tem sido uma das grandes figuras da liga da Turquia, da qual é o melhor marcador com 20 golos apontados.

Na Luz, o internacional português, recentemente observado pelo seleccionador nacional Carlos Queiroz tendo em vista o Mundial 2010, teve poucas oportunidades de mostrar serviço, mas ainda assim marcou dois golos nos nove jogos oficiais pelos encarnados. Makukula jogou esta época na Turquia, depois de, na temporada anterior, ter estado, sem sucesso, no Bolton, de Inglaterra.

Empréstimo válido por 3 jogos

http://www.newsoftheworld.co.uk/multimedia/archive/00024/cat1_516x350_24500a.jpg

O Manchester City acertou o empréstimo de Marton Fulop, guarda-redes do Sunderland, para alinhar pela equipa nos últimos três jogos da Premier League, devido à lesão de Shay Given e Stuart Taylor.

O internacional búlgaro de 26 anos deve cumprir esta tarde a primeira sessão de treino com a equipa dirigida por Roberto Mancini, que prepara a recepção ao Aston Villa.

Morreu o ex-futebolista do Sporting João Morais


O antigo futebolista João Morais, autor do golo que deu a Taça das Taças ao Sporting em 1964, morreu terça-feira, no Porto. Nascido em Cascais, a 06 de Março de 1935, João Morais, que estava internado no Instituto Português de Oncologia do Porto há mais de uma semana, morreu cerca das 22 horas de terça-feira.

O funeral do antigo jogador do Sporting sai amanhã, quinta-feira, às 16.30 horas, da igreja de São Francisco, em Vila do Conde, para o cemitério da cidade. Em comunicado publicado no seu site, o Sporting indica que o corpo de João Morais está em câmara ardente na igreja de São Francisco e expressa à família do seu antigo jogador "as mais sentidas condolências", considerando que o falecimento deste "grande leão", aos 75 anos, "deixou o universo sportinguista mais pobre".

O antigo internacional português deu ao Sporting o seu único título continental, ao apontar de canto directo o golo da vitória sobre o MTK de Budapeste, na finalíssima da Taça das Taças de 1963/64, a 15 de maio, em Antuérpia.

Sporting e FC Porto interessados em Domagoj Vida


Jogador de 20 anos é capitão dos sub-21 da Croácia e uma das estrelas em ascensão naquele país. Costinha esteve em Zagreb e abordou dirigentes do NK Osijek. Negócio avaliado entre 3 e 5 milhões de euros.

O Sporting está na perseguição de uma das estrelas emergentes do futebol croata: o defesa-central/trinco Domagoj Vida, 20 anos, jogador do NK Osijek, actual sexto classificado da Liga da Croácia e capitão da selecção sub-21 daquele país. É um jogador polivalente em termos defensivos, capaz de assumir qualquer posição mais recuada no terreno, inclusive as faixas laterais, apesar de jogar preferencialmente no centro da defesa ou uns metros mais à frente, como trinco.

Vida tem contrato até 2011, ou seja, este é o momento de ser negociado pelo clube croata, sob pena de poder sair a custo zero e com o NK Osijek a apenas encaixar valores relativos à formação do jogador.

O interesse dos leões é real e passou da teoria à prática com a presença em Zagreb, no passado fim-de-semana, de Costinha. O director para o futebol leonino deslocou-se propositadamente à capital croata para observar em acção Vida. Costinha presenciou in loco, no sábado, a visita do NK Osijek ao terreno do NK Lokomotiva - clube de Kajzerica, que fica nos arredores de Zagreb -, que redundou num empate a duas bolas. O director para o futebol dos leões apenas regressou a Portugal no domingo por esse motivo, mas já não a tempo de seguir para Leiria com a comitiva, só se juntando mais tarde à equipa leonina.

Actualização - Futebol Clube do Porto também está na corrida
De acordo com o director desportivo do clube de Domagoj Vida, há outros interessados no jogador, entre os quais os tetra-campeões nacionais - «Sim, confirmo. Não só o Sporting, mas também outros clubes como o Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund e também o Porto. Eles pediram informação depois de um olheiro do Porto já ter estado na Croácia duas ou três vezes e ter dito que o Porto dava dois milhões pelo jogador», disse.

Ribery falha final da Champions

Ribéry falha final da Champions (foto AP)

Franck Ribéry será “baixa” de vulto para o Bayern na final da Liga dos Campeões. O médio francês foi hoje suspenso três jogos pela UEFA, na sequência do cartão vermelho directo que lhe foi exibido no encontro da primeira mão das meias-finais com o Lyon, por entrada dura sobre o argentino Lisandro López.

Ribéry recebeu ordem de expulsão ainda na primeira parte do Bayern-Lyon (1-0), disputado no passado dia 21, depois de protagonizar entrada à margem das leis sobre o antigo jogador do FC Porto, que teve de receber assistência no tornozelo esquerdo, fora das quatro linhas.

Everton contrata promessa de Vila das Aves

http://www.record.xl.pt/imgs/ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_528EAA7C-2B39-4E5A-A3D7-0810BE259D08_img_destaque_pt_1.jpg

João Silva, estrela em ascensão do Desp. Aves, assinou pelo Everton. Os ingleses ganharam a corrida a diversos clubes portugueses e espanhóis, como Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga e Deportivo.

O clube de Liverpool, que luta por um lugar na Liga Europa, gastou cerca de 600 mil euros na aquisição do jovem avançado de 20 anos. que conta com 14 golos na Liga Vitakus.

João Silva assumiu estar «feliz, porque ir jogar para a Premier League é um jogo de qualquer futebolista. É a melhor Liga do Mundo». «Pelas minhas características, acredito que [Inglaterra] será perfeita para mim. Vai ser uma grande mudança para mim, mas tenho ambição e vou manter uma atitude positiva», contou o português que vai actuar na próxima época no Goodison Park.

Capas do Dia

Olić embala alemães até Madrid


O Bayern de Munique derrotou o Olympique Lyonnais por 3-0 na segunda mão das meias-finais e vai marcar presença na final da UEFA Champions League.

Depois de ter ganho por 1-0 na Alemanha, na semana passada, o Bayern, quatro vezes vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus, desfez qualquer dúvida quanto ao desfecho da eliminatória quando Ivica Olić deu expressão ao domínio da equipa de Louis van Gaal aos 26 minutos, antes de bisar na segunda parte e depois de o Lyon, que nunca tinha chegado tão longe na prova, ter ficado reduzido a dez elementos por expulsão de Cris. Desta forma, o gigante da Baviera estará pela oitava vez no encontro decisivo da mais importante competição europeia de clubes, onde irá defrontar a 22 de Maio, no Santiado Bernabéu, o vencedor da outra meia-final entre o FC Barcelona, detentor do troféu, e o Inter de Milão, aprazada para esta quarta-feira.

O conjunto de Claude Puel precisava de marcar para anular a desvantagem, mas foram os forasteiros a criar o primeiro lance de perigo logo aos dois minutos. O central brasileiro Cris, do Lyon, perdeu a bola para Olić e o dianteiro croata cruzou rasteiro da direita para o coração da área, mas o remate de Thomas Müller atirou ao lado. Nova ameaça surgiu pouco depois num lançamento lateral efectuado rapidamente por Arjen Robben na direita, em que o cruzamento de Müller não encontrou nenhum companheiro de equipa para fazer a emenda certeira. O domínio dos alemães materializou-se aos 26 minutos, perante a apatia da defensiva do Lyon. Muller tabelou com Robben, entrou na área e assistiu Olić que, de costas para a baliza, rodou e rematou sem hipóteses para Hugo Lloris. Sempre com os caminhos para a baliza adversária bem tapados, o Lyon, ainda assim, esteve perto de igualar a contenda cinco minutos depois de se ter visto em desvantagem. Sydney Gouvou cruzou largo da direita ao segundo poste, mas Bastos rematou ao lado e falhou a única oportunidade de golo do Lyon na etapa inicial.



Puel arriscou e Bafétimbi Gomis surgiu no lugar de Aly Cissokho depois do intervalo, passando Bastos a fazer todo o corredor esquerdo dos “gones” e o recém-entrado avançado ameaçou a baliza de Hans-Jörg Butt. Robben testou a atenção de Hugo Lloris num pontapé em jeito, antes de Cris receber ordem de expulsão após ver dois cartões amarelos seguidos no minuto 59, na sequência de uma falta sobre Olić.

Butt defendeu o remate de Gouvou no derradeiro lance do inofensivo Lyon e, na resposta, aos 66 minutos, o Bayern aumentou a vantagem num remate cruzado de Olić, bem desmarcado por Hamit Altıntop. Robben proporcionou excelente defesa a Lloris, mas o capitão do Lyon pouco pôde fazer quando o cruzamento de Philip Lahm foi direito à cabeça de Olić e o avançado completou o “hat-trick” aos 76 minutos, registo que além de igualar o maior desaire caseiro dos gauleses na Champions League (ocorrido em 2007 na fase de grupos frente ao Rangers FC), elevou a conta do croata para sete tentos, a um do líder dos goleadores, Lionel Messi.

Gameiro interessa aos dragões

http://photos.last-video.com/wp-content/uploads/2009/11/gameiro.jpg

O melhor marcador da Liga Francesa é, segundo o Diário de Notícias, um dos alvos do FC Porto para a próxima época. O jogador luso-francês conta com 15 golos ao serviço do Lorient e sonha com a chamada à selecção francesa, apesar das origens portuguesas.

O avançado de 23 anos tem efectuado um temporada de grande nível e têm aparecido vários interessados na sua contratação. Por esse motivo, a direcção do clube francês pede 18 milhões pelo jogador, valor seguramente incomportável para o emblema da Invicta.

Brasileiros colocados na rota do Braga

http://u.goal.com/59500/59589.jpg
Bernardo (à esquerda)

Bernardo, Anderson Lessa e Marcos são três jogadores do Cruzeiro que esta semana foram apontados ao Sporting de Braga. Os três jovens foram afastados do plantel principal pelo técnico do clube de Belo Horizonte, porém sempre demonstraram grande potencial.

Marcos é um defesa de 20 anos que na época passada representou por empréstimo o Bahia. Joga preferencialmente no lado direito da defesa e poderá vir para os bracarenses por empréstimo. Tal como Bernardo e Anderson Lessa, dois jovens promissores do clube brasileiro. Lessa, avançado, leva 2 golos em 4 jogos e na época passada esteve emprestado ao Náutico. Por seu lado, Bernardo é visto como um dos jovens mais valiosos do clube, porém não fará parte das apostas do técnico para esta época, estando por isso disponível para jogar em Portugal.

Lyon vs Bayern Munich

Jesualdo estará no banco contra o Benfica

http://blogportista.com/wp-content/uploads/2009/02/jesualdo-ferreira.jpg

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulgou, nesta terça-feira, o mapa de castigos relativo à 28ª jornada. Entre as sanções, destaque para Jesualdo Ferreira. O treinador, expulso frente ao V. Setúbal, pagará apenas multa e estará no banco no clássico frente ao Benfica.

Jesualdo Ferreira foi punido com uma advertência, no valor de 150 euros, e uma multa de 350 euros. Recorde-se que o treinador do F.C. Porto protestou com Pedro Henriques na sequência do cartão amarelo mostrado a Radamel Falcao. O colombiano estará, contudo, afastado do jogo.

Ranking FIFA: Portugal no melhor lugar de sempre


A partir da próxima quarta-feira, a Selecção Nacional será a terceira melhor equipa no “ranking” da FIFA. Apenas Brasil e Espanha superam Portugal.

Depois de igualado o quarto lugar de 2001 na actualização do passado mês de Março, Portugal vai passar a Holanda e subir ao último lugar do pódio, de acordo com o site football-rankings. Já a “canarinha” vai retomar o topo do “ranking”, ocupando o lugar detido pela selecção espanhola.

Itália e Alemanha vão manter o quinto e sexto posto, respectivamente. A Argentina subirá dois lugares, superando Inglaterra e França, que descerão para oitavo e décimo. Os croatas ficarão detentores do nono lugar.

Belenenses despede-se da Liga Sagres


Depois de duas épocas em que foi salvo pela Secretaria, o Belenenses parece estar finalmente destinado a jogar na Liga Vitalis. Matematicamente exluída a hipótese de evitar a descida, o clube que por uma vez se sagrou campeão nacional, volta ao segundo escalão 11 anos depois. O Belenenses desce pela terceira vez na sua história e dificilmente não será último classificado no final da prova.

O V. Guimarães também estava obrigado a ganhar para se manter na corrida pelo quarto lugar. Num cenário em que uma das equipas teria, hoje, a certeza de um fracasso, acabou por vingar a lei do mais forte.

A equipa de Paulo Sérgio colocou-se em vantagem aos 27 minutos, numa grande penalidade convertida por Andrézinho. Sem grandes problemas para controlar os tímidos ataques do Belenenses, o V. Guimarães aumentou a vantagem logo aos dois minutos da segunda parte. Nuno Assis concluiu uma jogada que ele próprio iniciou com um desvio de cabeça ao primeiro poste.

Schalke confirma Metzelder

http://img.skysports.com/08/06/800x600/metzelder_992303.jpg

O defesa do Real Madrid irá, a partir da próxima época, reforçar o Schalke 04. O clube está a lutar pelo título na Bundesliga e vê em Christoph Metzelder um bom reforço para o sector defensivo e ataque à Champions.

O experiente defesa alemão não é opção no clube madrileno, pelo que verá com bons olhos uma transferência para o seu país de origem.

Ajuda a manter o Negócios do Futebol!