Olhar sobre o FC Porto


O Dragão Fénix

Já não é de agora que o Futebol Clube do Porto tem a necessidade de se auto renovar e de rejuvenescer. O caso mais recente deste renascer do Clube Azul e Branco deu-se com José Mourinho, que quando ingressou no FC Porto herdou uma equipa carregada de feridas que faziam do Porto um Clube moribundo e a lutar pelo 3º lugar num Campeonato que foi ganho pelo Sporting. Nesta altura eram muitos os Atletas de péssima qualidade que habitavam no FC Porto… Nomes como Clayton, Karic, Rúbens Júnior, Kaviedes, Paredes, Paulo Santos, etc., etc.

http://img.thesun.co.uk/multimedia/archive/00484/Jose_Mourinho_484350a.jpg

E desta feita, pela mão de Mourinho o FC Porto “imolou-se” e renasceu das suas cinzas com uma equipa que marcou a História do Futebol Português e Portista, pois com Jogadores que muitos davam como perdidos tais como Nuno Valente e Maniche, com Jogadores que ninguém dava o devido valor como Paulo Ferreira e Derlei e até mesmo com Jogadores que já na altura do Dragão ás “portas da Morte” eram senhores de uma Qualidade fora de série, tais como Ricardo Carvalho, Costinha, Vítor Baía, Deco, etc., o Dragão escreveu algumas linhas Azuis numa série de paginas douradas com a conquista de Campeonatos Portugueses onde arrasou por completo a concorrência, Taças de Portugal, 1 Taça UEFA e 1 Liga dos Campeões. O Porto renasceu forte e cheio de garra, mostrando aos cépticos porque razão é a Melhor Equipa de Portugal e que mais longe leva o bom-nome de Portugal.

Com a saída de Mourinho, o Dragão voltou a adoecer, pois o vício de ganhar trouxe um certo comodismo ao Futebol Clube do Porto e a realidade do Futebol Português obrigou a Direcção do Porto a vender os seus melhores Atletas, cometendo o erro de contratar Jogadores que não vingaram no Estrangeiro como foi o caso de Postiga e de Fabiano e contratando Jogadores de qualidade muito duvidosa como Pittbul, Leandro, Alan, Léo Lima, etc. Estava a começar o declínio do Dragão e a surgir a necessidade de este se rejuvenescer novamente tal como a Fénix apesar de se ter sagrado Campeão do Mundo de Clubes.

http://11prala11praca.zip.net/images/11414.jpg

Com Adriaanse o Clube Azul e Branco voltou a ser o Gigante dominador do Futebol Português e surgiram novas estrelas tais como Diego, Quaresma, Lucho, Lisandro, Bruno Alves, Pepe, Bosingwa, Paulo Assunção, entre outros. Este árduo trabalho de reconstrução do Jovem Porto por parte do Holandês teve continuidade com Jesualdo que com altos e baixos manteve o FC Porto na senda das vitórias e num patamar elevadíssimo de qualidade e de exigência. Com o Professor o Clube alcançou o segundo Tetra da sua História, 1 Taça de Portugal e na Europa do Futebol apesar de ter tido alguns dissabores deixou uma boa imagem do Futebol Portista e fez com que muitos Portugueses se orgulhassem do seu TetraCampeão Nacional.

Contudo, o Clube Portista parece ter mais uma vez ter chegado ao ponto máximo e começa a surgir a extrema necessidade de se auto renovar. O Plantel está carregado de “Toscos” como Guarin, Tomás Costa, Mariano, Farias, Predigrer, Valeri, etc., o Jogador Português deixou de ser a nota dominante do Plantel Portista em detrimento de estrangeiros de qualidade super duvidosa que não conhecem a realidade do Futebol português e Europeu e as Contratações falhadas foram mais do que muitas como foi o caso de Lino, Lucas Mareque, entre outros.

Está portanto mais do que na hora do Dragão Fénix se transformar mais uma vez em Cinzas para que renasça fresco e fortíssimo, arrasando por completo com a concorrência e com um Benfica triste e enfadonho que cada vez mais está pobre de títulos, de Euros e de Dignidade, pois para ganhar um único Título precisa de muitas ajudas como foi o caso da sua única Taça da Liga e da Liga 2004/2005 que ficou conhecida como o Campeonato da Vergonha.

Texto de Pedro Silva (The Blue One), do blog A Mística Azul e Branca , para o Negócios do Futebol