FC Porto imperial verga bracarenses

FC Porto verga minhotos

O FC Porto goleou este domingo o Sp. Braga, no Estádio do Dragão, por 5-1, no jogo mais importante da 20ª jornada da Liga portuguesa. Em jogo entre candidatos ao título, os portistas foram sempre mais fortes e aproveitaram bem as ocasiões criadas, em especial na primeira parte, altura em que apontaram três golos.

A expectativa era imensa antes desta partida e as duas equipas trataram de corresponder a esse sentimento, iniciando o encontro de forma muito táctica, num claro respeito mútuo. O primeiro quarto-de-hora teve apenas um lance de golo iminente, quando Alan fugiu na grande área e atirou rasteiro às malhas laterais da baliza de Helton. O FC Porto respondeu pouco depois, e logo com um golo. Ao minuto 16, Varela cruzou da esquerda e Raul Meireles surgiu no coração da área, sem marcação, facturando de forma fácil.

Um golo que mudou o cariz da partida. O Braga passou a atacar mais e o FC Porto a contra-atacar, aproveitando os muitos espaços dados pelos bracarenses no sector mais recuado. Não espanta que os da casa passassem a criar mais perigo. Aos 32 minutos, Mariano González rematou, a bola desviou num defesa do Braga e não entrou porque Eduardo defendeu bem. Aos 35, Álvaro Pereira fez o 2-0. O lateral rematou de longe, a bola desviou de novo num defesa do Braga e entrou junto ao poste esquerdo de Eduardo. Aos 36 surgiu o 3-0, por Falcao, a concluir de primeira, na grande área, após novo cruzamento rasteiro de Varela.

O intervalo chegou com o vencedor praticamente encontrado, e o Sp. Braga continuou a mostrar poucos argumentos perante a eficácia ofensiva dos "dragões". Aos 73 minutos, o FC Porto chegou ao 4-0, de novo por Falcao, a cabecear após canto da esquerda. Os minhotos atiravam a "toalha ao chão" e o Porto passou a jogar sem problemas, controlando e dominando na totalidade até final da partida. A superioridade era avassaladora e Belluschi fez o 5-0 aos 83 minutos, a concluir jogada de insistência de Mariano. O melhor que o Braga conseguiu foi reduzir, por Alan, de cabeça, já em período de descontos.

Nos outros jogos deste domingo, apenas as equipas forasteiras festejaram. Na recepção ao Paços de Ferreira, o Rio Ave perdeu por 2-1. Por seu turno, o V. Setúbal caiu em casa por 1-0, perante uma Naval 1º de Maio em crescendo.