O Benfica encerrou a fase de grupos da UEFA Europa League com uma vitória caseira frente ao AEK Athens FC, por 2-1. Os dois golos das "águias" foram apontados por Angel Di María, com destaque para o segundo tento, de belo efeito.
Face às contrariedades no plantel, e tendo em atenção a proximidade do "clássico" com o FC Porto, o treinador dos "encarnados", Jorge Jesus, optou por operar diversas alterações relativamente aos últimos desafios. Além disso, o Benfica já havia assegurado a passagem à fase seguinte da UEFA Europa League, na qualidade de vencedor do Grupo I. Assim, Ramires e Ruben Amorim ficaram de fora por lesão, enquanto David Luiz não foi convocado para o desafio com os gregos, por apresentar sintomas gripais. Quim, Pablo Aimar e Javier Saviola foram poupados para este embate frente ao AEK.
Aos 12 minutos, os homens da casa voltaram a criar perigo, após incursão de Luís Filipe pelo lado direito. O lateral cruzou para a área e Nuno Gomes foi derrubado, com o árbitro italiano Gianluca Rocchi a assinalar grande penalidade. Chamado a converter o castigo máximo, Felipe Menezes atirou ao poste, com o perigo a dissipar-se. Aos 17 minutos, o AEK respondeu mas o remate de Pantelis Kafes saiu ligeiramente por cima. Dez minutos volvidos, foi a vez de Ismael Blanco levar perigo até à baliza dos "encarnados", mas Júlio César travou o remate do argentino, cedendo canto.
Quando tudo apontava para uma primeira parte sem golos, Di María quebrou finalmente a resistência grega, assinando o 1-0 aos 44 minutos. O extremo argentino ganhou espaço à entrada da área e rematou cruzado. A bola bateu no solo, acabando por trair o guarda-redes Sebastián Saja.
Aos 73 minutos, o Benfica dilatou a vantagem num lance de magia por parte de Di María. Carlos Martins assistiu na perfeição o internacional argentino, que evitou um defesa contrário e, com um remate de "letra", atirou fora do alcance de Blanco. Aos 73 minutos, o AEK criou a sua melhor ocasião da partida, com um remate ao poste por parte de Youssouf Hersi.
Aos 82 minutos, os comandados de Dusan Bajevic acabaram mesmo por marcar, por intermédio de Blanco, após cruzamento do lado esquerdo. Miguel Vítor não conseguiu interceptar e o atacante do AEK limitou-se a empurrar a bola para a baliza. Apesar de os gregos terem tentado o empate, o Benfica guardou a vantagem e selou a fase de grupos com um triunfo.
0 comentários: