SAD do FC Porto recebe dobro de Benfica e Sporting


Depois de fornecidos os dados à CMVM relativos às remunerações das respectivas SADs dos três grandes, foi possível verificar que a SAD azul e branca é a mais bem paga, entre FC Porto, Benfica e Sporting. Os dragões pagaram um total de 1,915 milhões de euros.

Estes 1,915 milhões de euros significam mais do dobro do que as SAD de Benfica e Sporting juntas pagaram às respectivas administrações. O Benfica teve remunerações na ordem dos 673 mil euros, enquanto o Sporting pagou apenas 165 mil euros, o que dá um total de 838 mil euros. Entre as explicações encontradas para estas descrepâncias está o facto de o F.C. Porto ter concedido remunerações a quatro administradores, enquanto o Benfica só renumerou três (Domingos Soares Oliveira, Rui Costa e Maria Teresa Claudino) e o Sporting remunerou apenas um administrador-executivo da SAD (Rita Côrrea Figueira).

Pinto da Costa, por exemplo, recebeu mais do que os três administradores do Benfica juntos. De resto, o administrador menos remunerado de F.C. Porto recebeu mais do que o mais bem remunerado dos rivais. O que também pode ser explicado pelo sucesso desportivo: a vitória na Liga significou um prémio de 75 por cento do ordenado anual a cada administrador.