A lista de princípios comuns abarca várias áreas, desde as infraestruturas até a domínios mais técnicos. Os vietnamitas apreciaram bastante o Estádio do Dragão e o Centro de Treinos do Olival e querem transpor esse modelo para o seu território. Entre outras iniciativas, também lhes interessa receber acções de formação, recaindo a escolha no F. C. Porto, por ser mundialmente afamado. A estrutura altamente profissionalizada dos dragões foi outro aspecto que os encantou.
Em contrapartida, os portistas pretendem expandir a sua marca e a Ásia é um alvo referenciado. Fazer lá chegar produtos do "merchandising" azul e branco é uma das finalidades deste intercâmbio. Henrique Pais foi a vários pontos do país, durante seis dias.
As portas deste mercado foram abertas por Henrique Calisto, o seleccionador do Vietname, que vê ali um enorme potencial, em termos de penetração dos clubes portugueses. Já em 2004, o seu filho Tiago Calisto levou a equipa do F. C. Porto B a participar num torneio, juntamente com as selecções do Vietname e da Tailândia, e o Santa Cruz do Recife. De registar que o Arsenal, de Inglaterra, já tem uma escola a laborar naquelas paragens e que o Liverpool prepara-se para o imitar.
FONTE: JN
0 comentários: