Sporting de Braga cala Estádio de Alvalade

O aviso tinha sido dado por Domingos Paciência, treinador da equipa minhota, que afirmou com convicção que o Braga ia a Alvalade para calar o estádio. No final dos 90 minutos, a história não podia ter sido melhor resumida, com os guerreiros do minho a levarem a melhor frente a um Sporting muito apagado e sem organização (1-2).


Todos os que assistiram ao jogo estarão cientes de que a melhor equipa em campo saiu vitoriosa do confronto. Apesar de o Sporting ter entrado bem na primeira partida em casa deste campeonato, podendo inclusivamente queixar-se de uma eventual grande penalidade por marcar, foi o Braga que se adiantou no marcador, precisando de apenas um remate à baliza para Alan fazer aquele que foi um magnífico golo. Com o primeiro golo, o jogo ficou mais repartido, e aquilo que se poderia considerar um breve domínio dos leões acabou por esmorecer.


Com o retomar da partida, embora alguns antevessem uma entrada forte do Sporting para contrariar a desvantagem, foi mesmo o Braga que se acabou por afirmar durante o jogo, e se dúvidas houvesse quanto à justificação da vantagem, deixaram de existir com o forte domínio dos minhotos, estando os jogoadores ao comando de Paciência mais perto de ampliar a vantagem do que propriamente de a perder. Até que aos 68 minutos, Yannick sai do banco da equipa visitada e aproveitou dois minutos depois uma oportunidade e remate permitida pelo desgastado Hugo Viana, em que marca também ele um grande golo para a formação leonina.


Após a igualdade, o jogo ficou partido, e os jogadores sabiam que vencedor da partida seria aquele que aproveitasse um erro do adversário. E foi isso mesmo que aconteceu, na cobrança de um pontapé de canto, o Sporting de Braga coloca a bola em Alan, ao segundo poste, que amortece para o primeiro poste onde Meyong tem apenas de encostar para chegar ao definitivo 1-2. De realçar as culpas de Rui Patrício durante o lance, já que não foi capaz de reagir a tempo e sair-se à bola, bem como algumas culpas de Yannick, responsável pela legalidade da jogada já que permaneceu encostado ao poste que cobria, colocando todo o ataque minhoto em jogo. Resultado final de duas bolas a uma para os visitantes, que faz com que o Braga reforce a liderança obtida na primeira jornada.