Penalty que não chegou para atrasar o título

 Ontem, após a vitória do FC Porto frente ao Marítimo, no Estádio dos Barreiros, houveram indivíduos, que com bastante liberdade de escrita e uma imaginação aquém das expectativas, atribuíram o seguinte título "Penaltys que valem um campeonato" à vitória dos dragões, referindo-se às duas grandes penalidades convertidas com sucesso pelo brasileiro Hulk, e que deram os três pontos aos azuis e brancos.

Hoje, e pegando num jogo mais recente, pode também dizer-se que o "penalty não chegou para atrasar o título" do FC Porto, isto é, mesmo com o penalty o Benfica não conseguiu colocar um ligeiro e quebrável travão na antecipada euforia dos dragões, que viam o Rio Ave já como 1ª opção para poderem afastar o Benfica do título, cenário que acabou mesmo por se acontecer.

Na deslocação ao Estádio dos Arcos, em Vila de Conde, o Benfica não foi além de um empate a duas bolas frente ao Rio Ave, que até esteve bem mais perigoso que as águias, principalmente no decorrer do segundo tempo, altura em que Christian Atsu, jovem ganês emprestado pelo FC Porto, Yazalde e companhia iam fazendo a vida negra as àguias.

Foi um Benfica apático e sem grande capacidade de criar perigo. O Rio Ave, encontrando-se em tal situação, decidiu arriscar desde o primeiro minuto e correr para cima dos encarnados, que sofreram o primeiro golo do jogo ainda na primeira parte, por intermédio de Atsu. Falha na defesa benfiquista, com o jovem avançado a aproveitar da melhor maneira. Já quase em cima do intervalo, e em apenas três minutos, o Benfica deu a volta ao resultado e ganhou confiança, que pelos vistos não chegou a ser suficiente para levar de vencido o Rio Ave, que viria a marcar também na segunda parte, por Yazalde.

Com este resultado, o Benfica fica agora a 6 pontos do FC Porto, e diz um adeus definitivo ao campeonato, isto porque os dragões levam vantagem no confronto directo. Desta forma, o FC Porto sagra-se bicampeão nacional, num campeonato onde até já esteve a 5 pontos da liderança.