Olhar sobre o FC Porto

Mística Azul e Branca - O Presidente
Com o aproximar do mês de Maio eis que se aproximam os festejos dos 30 anos de Presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. E diga-se desde já que são 30 anos escritos em páginas onde o ouro reina sobre um majestoso Azul e Branco, pois desde que Pinto da Costa chegou á Presidência do Clube que o Futebol Clube do Porto não faz outra coisa senão ganhar interna e externamente.

 Não existe nada nem ninguém que possa tirar este mérito a Pinto da Costa que é actualmente o Dirigente Desportivo com mais Títulos conquistados na sua já longa carreira. O Presidente dos Portistas superou desta forma o mítico Santiago Bernabéu que presidiu o Real Madrid CF desde 1943 a 1978. Não deixa de ser curioso que Pinto da Costa no FC Porto tenha levado a cabo o mesmo tipo de trabalho que o Dirigente Espanhol fez em Madrid com enorme sucesso, ou seja, tirou o Clube Azul e Branco da falência e do esquecimento.


Um aparte; depois venham-me dizer que o Clube Espanhol que mais se “parece” com o FC Porto é o Barcelona… Mas isto é tema para outra conversa.


Não obstante todos estes méritos de Pinto da Costa e a eterna gratidão da parte de todos os Adeptos do FC Porto para com o Dirigente máximo do seu Clube, existem algumas nódoas que mancham o CV do Dirigente Portista e que colocam algumas interrogações.

 Isto porque Jorge Nuno com a sua “Aventura” com a prostituta Carolina Salgado, a sua extrema necessidade de fazer desta “Mulher da Vida” a Primeira-dama de todos os Portistas, a sua envolvência no Processo Apito Dourado e as fugas para Espanha, entre muitas outras coisas mancharam para sempre o nome do Futebol Clube do Porto.


Cabalas ou não, o facto é que por muito que se mostre e se demonstre a inocência dos Dragões em Tribunais no verdadeiro sentido do termo., o fantasma da Corrupção nunca será devidamente exorcizado. Depois temos a forma como Pinto da Costa é eleito para a Presidência do Clube. Nos tempos que correm não faz nenhum sentido o Clube estar preso a umas alíneas do seu Estatuto que apenas obrigam a que o anuncio das eleições (e de tudo o mais que esteja relacionado com isto) seja somente publicado nos Jornais com maior tiragem a nível nacional. Não se entende porquê motivo os Dragões não se servem de toda a tecnologia que existe a nível da Comunicação para convocar todos os seus Associados para as eleições para a Presidência e demais Órgãos Directivos do Clube Azul e Branco.


Depois temos a forma como Pinto da Costa é eleito para a Presidência do Clube. Nos tempos que correm não faz nenhum sentido o Clube estar preso a umas alíneas do seu Estatuto que apenas obrigam a que o anuncio das eleições (e de tudo o mais que esteja relacionado com isto) seja somente publicado nos Jornais com maior tiragem a nível nacional. Não se entende porquê motivo os Dragões não se servem de toda a tecnologia que existe a nível da Comunicação para convocar todos os seus Associados para as eleições para a Presidência e demais Órgãos Directivos do Clube Azul e Branco.


O mesmo tipo de raciocínio se aplica às Assembleias Gerias dos Portistas que em pleno Século XXI continuam a ser frequentadas apenas por um grupo privilegiado de Associados. Apenas o “polyduro” tem direito a opinar sobre os destinos do FC Porto e todos os outros Associados e Adeptos do Clube que estão espalhados por Portugal e Mundo fora não o podem fazer mesmo que queiram e tenham condições para tal.


Daí a legitima pergunta: Será Pinto da Costa o Presidente de todos os Portistas?

Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue One, para o Negócios do Futebol