Olhar sobre o FC Porto

Mística Azul e Branca - Um falso escândalo
 Recentemente o Jornal Desportivo “A BOLA” avançou na sua capa que Vítor Pereira não será o Treinador dos Dragões aconteça o que acontecesse no final da presente Temporada. Pouco tempo depois o Diário “Correio da Manhã” alimenta esta notícia acrescentando que Leonardo Jardim será o próximo Comandante da nau Portista. 

Todos sabemos quais as fontes destes Jornais e que Dama defendem, daí que tenha sido natural a reacção algo enfurecida da estrutura Azul e Branca. Inclusive Pinto da Costa fez com que rapidamente o Jornal Desportivo “O JOGO” desmentisse esta notícia dando a entender que o lugar de VP não está em perigo, que nunca esteve e que nunca estará.  


 Perante estas declarações do “Grande Chefe” Azul e Branco eis que a Guarnição do costume, que sofre de uma cegueira tremenda diga-se de passagem, cerra fileiras ataca a notícia dos Diários de Lisboa o mais rapidamente possível. Afinal o que o Grande Chefe” diz é Lei. 

Contudo eu não faço parte desta Guarnição e tenho olhos para ver e uma cabeça para pensar por mim mesmo- Daí que olhe para esta notícia de uma forma diferente da máquina de propaganda liderada por Pinto da Costa.  

Percebo a extrema necessidade de numa altura crucial do Campeonato se blindar o mais possível o balneário. Agora o que eu não percebo é como se pode afirmar com todas as letras que o Vítor Pereira vai continuar a comandar os destinos do FC Porto na próxima Temporada. 

E afirmo tal coisa porque o homem de Espinho em Agosto recebeu uma Equipa que tinha um modelo de jogo bem claro e definido e em Outubro este já tinha destruído por completo este modelo. O Plantel em Agosto estava unido e concentrado em dar o seu melhor em todas as frentes, mas graças a VP e á sua disciplina eis temos que neste momento uma Equipa desunida e a tomar atitudes que fazem levantar os cabelos a qualquer Portista, para além de que tudo quanto eram frentes Europeias foram vergonhosamente perdidas para adversários de menor dimensão.    

 Resumindo, no início das hostilidades o Treinador Vítor Pereira recebeu uma Equipa feita, bem estruturada e unida que fazia frente a qualquer um. Bastava apenas que VP continuasse o trabalho de André Villas-Boas mudando aqui e acolá algo que achasse importante, tal como fez AVB quando sucedeu a Jesualdo Ferreira. Só que Vítor Pereira em poucos meses destruiu um trabalho de varias Temporadas para deixar o seu cunho pessoal na Equipa e o que temos agora.    

Ora perante isto será assim um disparate tão grande afirmar que Vítor Pereira não fará parte da equipa Técnica Azul e Branca na próxima Temporada quer seja Campeão Nacional ou não?  


A meu ver não, mas pelos vistos para certos Talibans Azuis e Brancos isto é uma conspiração da parte dos “Mouros”. Como diria o outro: “Não existe pior cego do que aquele que não quer ver”.