"Santo" Hélton evita surpresa na Choupana

Marc Janko tinha dito nas redes sociais que o jogo de hoje não podia de maneira nenhuma escapar aos «dragões» e assim o foi. O FC Porto foi à Choupana, casa do Nacional da Madeira, vencer os insulares por 2-0, com os golos da partida a serem apontados por Marc Janko, na 1ª parte, e Alex Sandro, na 2ª parte.

Adivinhava-se um jogo difícil, onde os «dragões» teriam de se aplicar para levar de vencido este conjunto do Nacional.  que embora não esteja a realizar uma boa temporada, é sempre um clube a respeitar e difícil de vencer na sua casa. Apesar do "aparente" controlo do FC Porto no jogo, foi mesmo o Nacional quem conseguiu criar mais perigo junto da baliza adversária. Hélton foi, por várias vezes, o "salvador" do FC Porto, evitando assim que a vitória de hoje se pudesse tornar num eventual empate, ou até derrota.

Com Defour no lugar do castigado Fernando e com Maicon de novo a voltar à tão contestada posição de lateral direito, o FC Porto iniciou o jogo praticamente "adormecido". Como tal, o Nacional aproveitou e ao mesmo tempo, desperdiçou uma grande oportunidade. Boa jogada da esquerda do ataque insular, com Pecnik a aparecer no coração da grande área sozinho, no entanto, Hélton, defendeu e negou o primeiro de muitos "possíveis" danos deste final de tarde / início de noite.

Pouco depois, sensivelmente a meio da primeira parte, os «dragões» beneficiaram de um alívio "deficiente"
de um jogador do Nacional da Madeira para inaugurar o marcador. A bola ressaltou em Álvaro Pereira, e foi directa para os pés de Janko, que bateu com alguma facilidade Vladan, guardião dos insulares. O FC Porto respirava fundo, depois de um início um pouco atribulado para os seus lados. Ainda na primeira parte, Rolando apareceu na grande área, em posição regular, com tudo para fazer o 2-0 e matar o jogo, mas atirou por cima da baliza do Nacional, desperdiçando assim uma grande oportunidade para aumentar a vantagem para a sua equipa.

Na segunda parte, mais do mesmo. Nacional a pressionar e o Porto a ver jogar. O meio campo dos «dragões» no segundo tempo não funcionou, e a defesa pouco mais fez. Álvaro Pereira perdeu o "gás" e foi deixando autênticas ofertas a Daniel Candeias, muito rápido, por sinal, que por ali causou algumas situações de perigo ao adversário, que até já foi o seu clube. Mateus e Rondón, sempre muito agitados, também causaram alguns problemas há defesa dos campeões nacionais e por pouco, leia-se...por Hélton, que os insulares não saíam deste jogo com um resultado positivo.

No decorrer do segundo tempo, Vítor Pereira abdicou de Cristian Rodríguez e Otamendi para dar lugar a Mangala e Alex Sandro, fechando desta forma o corredor esquerdo, até aqui muito aberto devido à excessiva subida de Álvaro Pereira no terreno. E foi mesmo jovem defesa brasileiro quem acabou por decidir a partida, já nos descontos. Vladan ainda defendeu o remate de James Rodríguez, mas Alex Sandro na recarga conseguiu colocar a bola dentro da baliza o guardião do Nacional da Madeira e garantir assim os 3 preciosos pontos na luta pela revalidação do título de campeão nacional.



<< DHOZE: Teste Aqui os seus Conhecimentos de Futebol com um Bónus de 50% até 50€ <<