Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca - A Reviravolta

Efectivamente o Mundo do Futebol é especialista em reviravoltas e em surpresas que podem por vezes ser muito desagradáveis para muito boa gente. Quem diria que o Futebol Clube do Porto iria recuperar de uma desvantagem de 5 pontos na Liga Zon Sagres e depender só de si para se sagrar novamente Campeão Nacional? Nem o mais fanático e optimista dos Adeptos poderia imaginar tal cenário. 

E será justo dizer que esta inesperada reviravolta foi fruto da sorte e ao mesmo tempo uma grande vitória para Vítor Pereira e restante estrutura do FC Porto. Vamos então por partes.

Seria uma tremenda injustiça da minha parte afirmar que os Azuis e Brancos regressaram á sua posição natural na Tabela Classificativa por mérito próprio. Há que ser realista e aceitar que não tivesse o SL Benfica escorregado em Guimarães e Coimbra e não tivesse também Jorge Jesus dado uma de Mestre da tactica e ainda teríamos o FC Porto bem longe do 1º Lugar e a lamber as suas feridas.



Depois temos a grande vitória que Vítor Pereira conseguiu alcançar. De repente o Mundo virou do avesso e o Treinador Português consegue aquilo que nunca conseguiu com um nº já bem razoável de jogos a orientar o FC Porto: conquista o respeito de todos. Até o mais critico dos Adeptos Portistas se rendeu á evidência de que afinal o Homem de espinho não é assim tão mau como vinham pintando. 

Pessoalmente continuo a manter a minha opinião de que VP é um Treinador mediano que foi atirado aos tubarões num mar de confusão criado por pinto da Costa & Companhia. Contudo só no final da presente Temporada é que tentarei fazer uma análise profunda e séria ao desempenho do Treinador para evitar cometer o mesmo erro que certos adeptos Azuis e Brancos fizeram até á data.


Mas não pensemos que foi sozinho que Vítor Pereira conquistou o público Portista. Eu já aqui tinha dito por várias vezes que a famosa estrutura Azul e Branca entrasse rapidamente em acção se queremos que os Dragões conquistem pelo menos o Título de Campeão Nacional. E o facto é que a estrutura mexeu-se e mexeu-se bem. Reconheceu os erros de planeamento que cometeu no inicio da Temporada, levou adiante uma arriscada mas necessária revolução silenciosa no Plantel, resgatou o Argentino lucho para juntamente com Paulinho Santos trazerem de novo a Mística do Clube azul e Branco ao Balneário e colocou ao lado de VP um Homem que o tem ajudado a ler o jogo relegando Rui Quinta para a bancada e para o campo de treinos onde este tem tido um muito melhor desempenho.

Foi graças a esta conjugação cósmica de factores que agora os Dragões estão na corrida isolada pelo Bi Campeonato.

Falta agora é saber se não surgirá um qualquer colapso que deite por terra este esforço de todos para salvar a época com os serviços mínimos. Aguardemos pelos próximos jogos na esperança de que o azar não bata á porta do Reino do Dragão.        

Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue Onepara o Negócios do Futebol