De Olhos no Futuro: Mahamadou N'Diaye

Nas duas últimas temporadas, o Vitória de Guimarães tem-se aberto a um mercado internacional, investindo especialmente no marroquino. Este investimento por território africano permitiu assim tornar o clube vitoriano mais conhecido a nível mundial e ser bem encarado pelos emblemas de África.

Este raide trouxe atletas que se tornariam mesmo figuras importantes na manobra da equipa vimaranense, quer com Manuel Machado quer com Rui Vitória. Apesar de serem utilizados com regularidade, os marroquinos El Adoua e Faouzi não tiveram até ao momento tanto impacto como o central N'Diaye, que tem apresentado qualidade para poder dar o salto num futuro próximo.
 Tendo nascido no Senegal, o central começou no AS Bamako, formação do Mali, onde completaria a sua formação, optando assim por obter dupla nacionalidade. O jovem mostrou algum valor e acabou por rumar ao WAC de Casablanca, um dos principais emblemas do campeonato marroquino.

Contudo, e após várias observações do departamento de prospecção do Vitória, N'Diaye veio para a Europa, sendo visto como um jogador com largo futuro. Os primeiros tempos na Cidade Berço serviram de adaptação a uma nova realidade, pois apenas seria utilizado após a saída de Ricardo para a China na reabertura do mercado em Janeiro de 2011.

Apesar de tudo, a formação vitoriana não se ressentiu desta ausência, uma vez que o africano mostrou desde logo que os responsáveis pela sua aquisição não se tinham equivocado. Formando uma dupla interessante com o português João Paulo, o jovem revelou-se um defesa bastante rápido, bom ao nível do desarme e muito forte na marcação. Contudo, o central apresenta ainda sinais de alguma imaturidade, sendo acusado de excessiva dureza na disputa de alguns lances em que mostra pouca prudência, uma situação que já lhe valeu várias admoestações.

A formação de Guimarães chegou na última época à final da Taça de Portugal e qualificou-se assim para as competições europeias, com o maliano a assumir-se com um dos esteios da defesa. As suas interessantes actuações aguçaram o apetite de alguns clubes franceses.



Representado pelo super-empresário Jorge Mendes, N'Diaye tem prosseguido esta época a sua fase de maturação, demonstrando ser um jogador bem mais forte do ponto de vista mental. Com uma cláusula de rescisão avaliada em cinco milhões de euros, o maliano encontra-se actualmente ao serviço da sua selecção na CAN, estando o Vitória de Guimarães, deste modo, privado de um diamante que, depois de ser devidamente lapidado, poderá singrar num dos principais campeonatos europeus.

Texto de Rumo Ao Estrelato para o Negócios do Futebol