De Olhos no Futuro: Thiago Alcântara


Não há dúvidas de que a cantera do Barcelona é uma das melhores escolas de futebol do mundo. Prova disso são os últimos sucessos da equipa principal – considerada por muitos como a melhor equipa de todos os tempos – que tem como base jogadores formados no próprio clube e que, para além de sustentarem a formação catalã, são também pilares importantes na Espanha de Vicente del Bosque. Nomes como Valdés, Puyol, Busquets, Pedro, Xavi ou Iniesta, são já do conhecimento de todos, como tal apresentar-vos-ei um outro jogador que tem tudo para brilhar ao mais alto nível nos próximos tempos. Falo-vos de Thiago Alcântara, um jovem que fez uma pré-época sensacional e que lhe valeu a estreia pela selecção A espanhola.

Filho de Mazinho, campeão do Mundo em 1994 pelo Brasil de Romário e Bebeto, Thiago nasceu em Itália, perto de Bari, quando o seu pai ainda jogava no futebol transalpino. Iniciou a carreira ainda muito cedo nos brasileiros do Flamengo e aos cinco anos voltava a mudar de país, desta vez para Espanha. Enquanto Mazinho ia brilhando no Celta de Vigo, o seu filho mais velho, Thiago Alcântara, treinava-se num outro clube galego: o Ureca. Terminada a carreira de Mazinho, a família regressou ao Brasil em 2001 e o jovem voltaria ao Flamengo. Quatro anos volvidos e nova mudança para Espanha, desta vez para Thiago assinar pelo Barcelona.
 Esta vida nómada e o facto de se ter que adaptar constantemente a diferentes culturas, seguramente que não foram nada benéficos para o crescimento do jovem. A chegada à Catalunha viria a estabilizar em definitivo a sua vida e com isso o verdadeiro talento de Thiago Alcântara veio ao de cima. La Masia (centro de treinos do Barcelona) foi o palco onde o jovem começou a incutir a cultura de jogo blaugrana, sendo que em 2007 começou a ser presença assídua na equipa B, na altura comandada por Pep Guardiola.

A 17 de Maio de 2009 estreou-se na La Liga frente ao Maiorca, mas só na época 2010/2011 é que se impôs em definitivo no plantel principal. Ao longo da época participou em 17 partidas com a camisola dos catalães (entre as quais uma para a Liga dos Campeões), contribuindo com três golos e outras tantas assistências.

Mas foi ao serviço da selecção espanhola, no Europeu sub-21 realizado este ano na Dinamarca, que o jovem fez correr tinta por toda a imprensa internacional. Thiago, que já havia sido eleito melhor jogador do Europeu sub-17 em 2008, voltou a destacar-se no torneio em solo escandinavo, marcando inclusive um golaço que permitiu à Espanha derrotar na final a Suíça por 2-0 e sagrar-se campeã. Esta excelente prestação do jovem foi condecorada com o prémio de melhor jogador do torneio e com a renovação do contrato com o Barcelona até 2015, aumentando a cláusula de rescisão para 90 milhões de euros.

Thiago Alcântara joga como médio ofensivo onde tira proveito de toda a sua genialidade para fazer com a bola coisas quase impossíveis. Com o futebol brasileiro e espanhol a correr-lhe nas veias, o jovem destaca-se pela sua técnica, controlo de bola e visão de jogo, revelando-se um autêntico mágico com o esférico nos pés. Apesar de dotado tecnicamente, não é um jogador que abuse da finta, tendo a capacidade de decidir muito bem quando deve partir para lances individuais ou quando deve endossar a bola aos colegas de equipa. A sua meia distância também é muito forte, tendo apontado já vários golos de levantar o estádio.



Com um meio-campo do Barcelona composto por Busquets, Xavi e Iniesta (podendo ainda chegar Fàbregas), é quase uma certeza que não será este o ano em que o jovem Thiago Alcântara agarrará a titularidade, a menos que algo de imprevisível acontece a um destes três elementos. Contudo, e face à excelente pré-temporada que Thiago tem realizado, é de esperar que Pep Guardiola aposte no pequeno prodígio nas partidas em que pretenda dar descanso aos habituais titulares, no sentido de lhe dar mais experiência e competitividade para que no futuro se torne no maestro do meio-campo dos blaugrana e da La Furia espanhola.

Texto de Rumo Ao Estrelato para o Negócios do Futebol