Tradicionalmente, o futebol nos países nórdicos é conhecido por ser um desporto praticado por atletas com uma imponente envergadura física, imperando por isso constantes duelos aéreos. No entanto, este estereótipo tem sido contrariado nos últimos anos com o surgimento de jogadores com uma boa capacidade técnica e que colocam a bola à flor da relva.
Face a este rejuvenescimento, o futebol tem vindo a sofrer evidentes melhorias nestes campeonatos ao nível da qualidade de jogo, destacando-se o dinamarquês Christian Eriksen, um atleta que tem conquistado admiradores por toda a Europa, fruto da enorme classe que apresenta.
A sua história futebolística começou a escrever-se nos modestos clubes dinamarqueses Middelfart e Odense, onde cativou o interesse de alguns colossos europeus como o Chelsea, Barcelona ou AC Milan. Apesar deste invejável leque de pretendentes, o jovem optou pelo Ajax, mudando-se para os Países Baixos ainda com idade de júnior.
Após um ano nas conceituadas escolas de formação do emblema holandês, Eriksen foi promovido à equipa principal na época 2009/2010, estreando-se com apenas 18 anos na Eredivisie. O técnico Martin Jol foi o responsável por esta aposta, acreditando no valor deste jovem, comparando-o mesmo aos carismáticos Van der Vaart e Wesley Sneijder pela sua fantástica leitura de jogo e pela notável precisão no passe.
A sua preponderância na equipa foi crescendo e na temporada transacta foi mesmo um dos principais responsáveis pela conquista do título holandês. O médio completou 44 jogos na soma de todas as competições e obteve sete golos, revelando-se assim uma peça fundamental no esquema do treinador Frank de Boer.
As espantosas exibições realizadas no país das tulipas tiveram repercussão na Dinamarca, com o seleccionador Morten Olsen a não hesitar em convocá-lo apesar da sua tenra idade. À semelhança do que acontecia no seu clube, Eriksen assumiu o papel de organizador do jogo ofensivo dinamarquês, acabando por ser chamado para o Mundial 2010, onde seria o jogador mais jovem de sempre a participar na competição.
Assim, clubes como Manchester United ou Arsenal têm sido recorrentemente associados ao jovem, que promete desenhar uma carreira muito brilhante. Com presença garantida no Europeu de 2012, Eriksen não demorará certamente muito tempo a transferir-se para um clube de um campeonato com outra dimensão e mais condizente com toda a qualidade que possui.
Texto de Rumo Ao Estrelato para o Negócios do Futebol
2 comentários:
escusavam de ter copiado isto do programa de televisão dedicado ao euro 2012
mas somos todos parvos ou quê????
Luis
Luís,
Ponto prévio: Este texto foi escrito pela equipa do Rumo ao Estrelato, sendo que qualquer falha será por motivos alheios à Administração do Negócios do Futebol!
Em relação ao Rumo ao Estrelato, não sabendo se tem conhecimento desse espaço, ou não, tenho o direito de lhe dizer que o mesmo é gerido por pessoas altamente profissionais, pelo que não me acredito que estas tenham copiado o conteúdo de qualquer outro site.
Pelas razões acima mencionados, peço-lhe que coloque aqui o website onde viu este texto.
O seu comentário, enquanto não provar os seus argumentos, será um comentário totalmente inválido e de mau gosto.
Como deve saber, o Negócios do Futebol não abunda em comentários. Somos capazes de passar uma boa dúzia de artigos sem sequer ter um comentário, seja ele de incentivo ou de assuntos relacionados com o próprio artigo, e portanto, não ficamos propriamente felizes quando vimos um comentário como o seu.
Pedem-se comentários mais construtivos e de bom gosto. Se teve tempo e disponibilidade para escrever um comentário a reclamar da qualidade do nosso espaço, presumo que também tenha tempo e igual disponibilidade para que possa fazer um comentário em condições.
Fico à espera que diga qual o site de onde copiamos este conteúdo.
Cumprimentos,
A equipa do Negócios do Futebol