Portugal e Uruguai anulam-se em Cali



Portugal e Uruguai encontraram-se na última madrugada, pela hora de Lisboa, para medirem forças em jogo a contar para o Grupo C da fase final do Mundial de sub-20, o primeiro das duas seleções na competição. Talvez por isso mesmo, aliado a um especial nervosismo, o resultado foi o mesmo desde o apito inicial até ao apito final. Um nulo que deixa as contas do grupo também...empatadas.

Na primeira parte, o jogo foi uma autêntica batalha tática, com as duas equipas a não arriscar nem um milímetro no terreno para não serem surpreendidas pelo adversário. Aos jogadores portugueses terá também pesado a tentativa de Ilídio Vale de lhes retirar pressão quando disse que a equipa das "Quinas" ia defrontar uma das favoritas à conquista do título mundial. Os medos e temores duraram até final da primeira parte, de tal forma que o público presente naquele que era o jogo de inauguração do estádio olímpico de Cali trocou o barulho das entediantes buzinas, vuvuzelas e derivados instrumentos de sopro, pelos assobios.


Na segunda metade, desejando reverter a situação e imagem deixada na primeira, uruguaios e portugueses foram em busca, pelo menos, de um futebol melhor e, grande inovação, do golo. Aí, Sérgio Oliveira poderia ter mesmo marcado, mas o seu remate embateu no poste. O médio do FC Porto seria de novo protagonista, mas não pelos melhores motivos, já que veria dois amarelos num espaço de dez minutos e seria expulso. Contudo, a celeste também criou problemas e Mika teve de se aplicar numa ocasião e ver o poste fazer o seu trabalho noutra.

Para a memória, além do empate, fica um jogo com apenas quarenta e cinco minutos. Portugal vai agora medir forças com os Camarões, uma seleção teoricamente mais acessível, que empatou com a Nova Zelândia a um golo no outro jogo do grupo.