Alguns comportamentos referência

Jose Mourinho Jose Mourinho coach of Inter Milan talks with his team during practice at the Rose Bowl stadium on July 20, 2009 in Pasadena, California.

A partir do meu amigo Luís Esteves, aprendi conceitos novos aplicados no futebol que, a meio duma conversa "táctica", podem não ser compreendidos. De que falo neste artigo:
  • Jogo frente/costas;
  • Jogo entre linhas;
  • Infiltrações e Ultrapassagens;
  • Mudança de direcção com e sem bola;
  • Criação de linhas diagonais;
  • Cuidado com o tipo de passe, condução e domínio da bola;
  • Timing;
  • Ritmo da bola

Jogo frente/costas
Ao receber nas costas, um jogador pode servir de apoio para quem está na frente, dar velocidade à acção e evitar a perda de bola, apenas porque o seu olhar está direccionado para a baliza. Faz parte deste conceito os deslocamentos em ruptura, em que o jogador recebe a bola nas costas para seguir rapidamente em frente.


Jogo entre linhas
Define-se pela movimentação dos jogadores para um sector ou uma linha mais adiantada ou atrasada em relação com a linha ou sector ocupado originalmente por esse jogador, criando superioridade numérica na zona da bola. É um conceito aplicado para fazer um jogador descer no terreno e ocupar as costas dos marcadores, que estão ocupados nas suas funções com outros jogadores.

Infiltrações e Ultrapassagens
Também se chama de homem surpresa e concebe-se pela entrada de um jogador na zona de acção para receber a bola em situação de finalização, vindo ou não do mesmo sector.


Mudança de direcção com e sem bola
É conceito de fácil compreensão, em que o jogador, seja com bola ou sem bola, muda a direcção habitual para evitar padrões de jogo e causar a indefinição da previsibilidade da equipa pelo adversário.


Criação de Linhas diagonais
É uma das funções dos extremos. O seu movimento de progressão permite receber uma bola numa zona mais adiantada do terreno, para procurar o golo ou a assistência. Procura também evitar bolas paralelas, que impedem a progressão do jogador. É importante verificar de existe pressão adversária em determinado espaço e se dá ou não para entrar nesse espaço.


Cuidado com o tipo de passe, condução e domínio da bola pelo jogador
A bola deve ser rapidamente recebida, de preferência no pé dominante e de frente. O controlo da bola e a condução da mesma também são características importantes. Tudo isso é fundamental para a visualização do espaço pelo jogador.


Timing
É importantíssimo escolher o melhor momento para realizar cada acção. Quando se deve movimentar, o melhor momento para passar, onde esperar pela bola ou até mesmo na técnica. Qualquer diferença, mesmo por um segundo, é suficiente para errar a acção.


Ritmo da bola
É essencial manter a bola em movimento. Como o adversário, não tendo a posse, concentra o seu olhar na mesma, se a bola parar o adversário pode procurar os espaços que deve fechar.

Este artigo foi escrito em especial para Negócios do Futebol, por Valter Correia