Panorama Geral


Benfica: Eis que a semana começa e Octávio Machado é notícia por ser um dos homens que Luís Filipe Vieira tenciona ter juntar de si, fazendo a ponte com a área técnica e a área directiva. Parece-me ser uma excelente escolha até porque o Octávio Machado percebe muito de futebol. É de futebol e de como plantar maças docinhas. Aparentemente, Roberto anda furioso com a sua possível, mas mais que provável, dispensa, recusando-se inclusive a ser emprestado, e o rapaz até tem razão. Toda a gente sabe que em caso de empréstimo Roberto terá dificuldade em convencer alguém a exercer a opção de compra. Aimar também foi protagonista, por ter andado ao soco…espera a namorada do Sálvio acaba de confirmar que foram apenas abraços, fico mais descansado. Por falar em Salvio, bastou passar a fronteira para o argentino mudar o discurso e perceber que sem o Quique as coisas ficam mais fáceis para ele.


Porto: Mais uma semana mais uma taça, fico espantado que com tanta taça nenhuma delas vá parar debaixo do autocarro. Porto que jogou em Dublin, e teve como principal adversária a Rainha de Inglaterra, pelo menos foi a única a atrapalhar as viagens do Dragão. Na final contra o Braga, foi interessante ver o Porto a entrar com crianças vestidas à Braga, afinal só algumas crianças vestidas de vermelho é que fazem confusão aos dirigentes Portistas. Nos festejos da conquista azul e branca, algo que saltou à vista foi o número de bandeiras portuguesas, que eram em quantidade iguais ao número de passes certos que o Miguel Garcia fez por jogo, mas pronto é sempre bonito ser um jogador que joga pela nossa selecção a envergar a bandeira de outro país. Força Rolando! A conquista da Liga Europa teve o carimbo oficial de Radamel Falcao, que continua a demonstrar que frente à baliza não precisa de muitas oportunidades, basta uma, um remate à baliza um golo, as estatísticas do Falcao fazem as do Ronaldo parecerem banais!


Sporting: Sai José Couceiro entre Domingos Paciência, quer dizer, já é oficial? Não vá a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários suspender o blogue! Mas acho que a CMVM fez bem, afinal andar a brincar com a contratação de Domingos ou não, faz a diferença entre a compra de uma acção ou não, ou a compra de uma Game box ou não. Outro nome falado foi o de Alberto Rodriguez, o peruano em final de contrato com o Sporting Clube de Braga depois da exibição em Dublin não terá grande hipótese para ser esquisito. Dublin também marcou a semana leonina, principalmente da secção de futsal, Cardinal viu o seu contrato ser “rasgado” depois de não ter comparecido aos treinos de clube, preferindo apoiar o Porto e assistir ao levantar da quarta taça europeia. Sou da opinião que o Cardinal fez bem, afinal sempre que vai com a equipa a algum lado, a equipa “ergue” um troféu. Aliás os Portistas mais do que se preocuparem se joga o Falcao ou o Hulk, devem preocupar-se se o Cardinal está nas bancadas


Menção Honrosa: Pablo Aimar, o internacional argentino, é um dos melhores jogadores do nosso campeonato, e não fossem os seus problemas físicos seria uma das peças determinantes para um Benfica mais forte. Mas se não fossem esses problemas físicos, provavelmente, ainda estaria em Espanha. Um jogador como Aimar é sempre um dos alvos predilectos das defesas adversárias, que procuram que jogadores como ele tenham a bola o menos tempo possivel, e talvez por isso não seja de espantar que muitos dos dez clássicos espalhados pela Europa estejam em extinção ou numa fase física que deixa muito a desejar. Apesar de tudo, Aimar encontrou em Portugal um futebol adequado ao seu ritmo, um ritmo que deixa jogadores com a sua classe brilharem ao mais alto nível. Veio para o lugar de Rui Costa, o “Maestro” foi outro número 10 clássico que fez épocas brilhantes em Portugal, não só face ao seu talento, mas face também a um futebol português que encaixa de forma perfeita mas suas características, de tal forma que na hora da retirada ficou a ideia que ainda fazia mais uma época. Jogadores como Aimar, Rui Costa, ou até, Matias Fernandez, brilham mais no nosso futebol, não tem só a ver com a qualidade do nosso campeonato, nem com o seu talento individual, tem a ver com um futebol mais propício a eles, que lhes permite espalhar o seu perfume pelo campo. E enquanto tivermos este ritmo, jogadores como estes encontraram em Portugal o seu porto de abrigo, e enquanto eles cá andarem o futebol português ganhará com isso e repetirá muitas meias-finais. Podemos ter falta de ritmo em alguns momentos, mas é um ritmo que atrair grandes jogadores e promove vendas como ninguém!

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol