FC Porto recebido em delírio pelos muitos adeptos presentes no Dragão


Cerca de cinco mil pessoas esperaram pelas 03h30 da manhã para saudar a chegada dos jogadores do FC Porto ao Estádio do Dragão, após a conquista do título nacional no reduto do Benfica, entoando o refrão da noite: "Campeões na Luz".


A vitória por 2-1, que ditou o 25.º campeonato ganho pelos 'dragões', determinou o cântico mais ouvido pelas ruas da cidade do Porto e um pouco por todo o País, a par dos habituais trechos que ecoam nas gargantas dos adeptos todas as semanas. Entre a Avenida dos Aliados e a Alameda do Dragão, que desemboca no 'escritório' dos campeões, desde o minuto em que soou o apito final na Luz que milhares de viaturas entupiram várias artérias da cidade.


Por volta das duas da manhã, os últimos adeptos abandonaram a Baixa portuense e os mais resistentes concentraram-se em frente à maior varanda do Estádio do Dragão, já engalanada para receber os jogadores e com música a animar quem teimava em contrariar o início de mais uma semana de trabalho.


O autocarro portista, seguido por largas centenas de automóveis, que o seguiram desde Lisboa, demorou quase meia hora a percorrer um trajecto de pouco mais de 300 metros, sob o entusiasmo popular, que não parava de entoar as palavras que, no fundo, representam a novidade entre tantos títulos nos últimos anos: "Campeões na Luz". Desde a varanda do estádio, passaram a ser os jogadores, um a um, a ditar os compassos e as palavras de ordem. Jogadores e equipa técnica, com destaque para o treinador Villas-Boas foi efusivamente ovacionado, tal como Pinto da Costa, fecharam os festejos já passava das 4h30 da manhã.