Shakhtar despacha AS Roma

Shakhtar continua a fazer história

O Shakhtar Donetsk voltou a vencer a AS Roma e segue para os quartos-de-final, prosseguindo assim a sua histórica campanha na presente edição da UEFA Champions League.

Depois da vitória por 3-2 na capital italiana, o campeão da Ucrânia voltou a levar a melhor em Donetsk, desta feita por 3-0, com golos de Willian (2) e Eduardo da Silva, frente a uma Roma que ainda desperdiçou uma grande penalidade e terminou o encontro reduzida a dez elementos.

Em vantagem na eliminatória, os anfitriões não tiveram problemas em oferecer a iniciativa de jogo ao adversário nos minutos iniciais, mas a Roma mostrava-se incapaz de criar lances de real perigo, com excepção para um forte remate de John Arne Riise, na sequência de um livre. Com os visitantes balanceados para o ataque, o Shakhtar começou, aos poucos, a lançar perigosos contra-ataques e Luiz Adriano deixou um primeiro aviso aos 17 minutos.

Um minuto depois, a formação ucraniana iria mesmo chegar ao golo, na sequência de um centro-remate de Willian. A precisar, agora, de marcar pelo menos três golos para seguir em frente, a Roma reagiu e esteve perto de restabelecer o empate no encontro aos 27 minutos, quando Rodrigo Taddei, sozinho ao segundo poste, rematou por alto.

Ocasião ainda mais flagrante, contudo, seria desperdiçada por Marco Borriello no minuto seguinte. Depois de agarrado por Henrik Mkhitaryan dentro da área do Shakhtar, o ponta-de-lança partiu ele mesmo para a marcação da consequente grande penalidade, mas permitiu a defesa de Andriy Pyatov. Nada parecia correr bem para o lado da Roma, que aos 41 minutos se viu reduzida a dez jogadores, devido à expulsão de Philippe Mexès. O defesa francês viu o segundo cartão amarelo e o respectivo vermelho após agarrar Luiz Adriano. Ainda assim, a turma italiana ainda ameaçou a baliza de Pyatov à beira do intervalo, num cabeceamento de Borrielo.

A Roma pareceu entrar na segunda parte decidida a não baixar os braços e Borrielo voltou a cabecear com perigo logo a abrir, mas a resposta dos homens da casa não tardou. Primeiro, Mkhitaryan rematou para excelente defesa de Doni e, pouco depois, Willian fez o 2-0, num espectacular remate pleno de colocação. Foi, em definitivo, o ponto final na discussão da eliminatória. Com a Roma totalmente rendida, houve ainda tempo para Eduardo, vindo do banco, fixar o resultado em 3-0, ao aproveitar da melhor forma um erro de Aleandro Rosi. in UEFA.com