Vitória caseira em grande jogo



Benfica e Braga fizeram questão de corresponder às expectativas e à lotação esgotada no Estádio Axa e protagonizaram esta noite um extraordinário espectáculo de futebol. A vitória acabou por pender para o lado dos bracarenses por 2-0 com golos de Hugo Viana e Paulo César, num jogo que ficou ainda marcado por alguns episódios disciplinares para ambos os lados, com desacatos a ocorrer nomeadamente no túnel, à semelhança da jornada anterior.


A jogar em casa, os minhotos assumiram as despesas do jogo e empurraram o Benfica para o seu meio-campo com iniciativas pelos flancos e com Alan a destacar-se, quer pela direita, quer pela esquerda. O Braga entrou praticamente a vencer, já que aos 7 minutos de jogo, num livre na extrema direita que mais se assemelhava a um canto "de mangas arregaçadas", Hugo Viana surpreendeu tudo e todos e bateu directo, colocando a bola no canto superior direito da baliza à guarda de Quim. A partir de aí deu-se uma reacção do Benfica que esbarraram em duas grandes defesas de Eduardo. O resultado ia assim para o descanso com o Braga a vencer tangencialmente o Benfica. Contudo, ainda antes de os jogadores recolherem aos balneários instalou-se a confusão total. Dí Maria pontapeou uma bola para o banco de suplentes do Braga, facto que irritou os jogadores da casa que de pronto foram tirar justificações ao jogador argentino. Daí culminou as expulsões de Cardozo e de Leone.


A segunda parte trouxe um Benfica mais semelhante a outras prestações. O Benfica foi à procura de virar o resultado e Di Maria (58m) quase conseguiu o empate mas voltou a esbarrar na inspiração de Eduardo. Depois Maxi Pereira (63m) e Keirrison (71m) remataram com perigo mas erraram o alvo. Após cerca de 20 minutos de grande sufoco dos encarnados o Braga conseguiu aliviar essa pressão e, numa transição ofensiva muito rápida, Matheus ganhou a linha de fundo e colocou a bola em Paulo César que marcou o segundo golo. Até ao fim os arsenalistas geriram a posse de bola e procuraram não correr riscos. Os minhotos reassumem a liderança do campeonato e passam a ser a única equipa invicta no campeonato, ao passo que os encarnados sofrem a primeira derrota e ficam no segundo lugar com 22 pontos, mais dois que o FC Porto.