Porto e Benfica somam novas vitórias

FC Porto e Benfica cumprem

Benfica e FC Porto somaram mais três pontos, em jogos da 18ª jornada da Liga portuguesa. Os líderes da tabela venceram em casa o Rio Ave por 1-0, golo apontado na primeira parte por Silvestre Varela, enquanto as "águias" ganharam 2-0 ao V. Setúbal.

No jogo que fechou a jornada, o Benfica foi vencer ao Estádio do Bonfim. Um resultado que permite aos "encarnados" manter os 11 de distância em relação ao líder FC Porto (lisboetas têm menos um jogo). Numa partida muito disputada, os da Luz sentiram dificuldades perante um Vitória organizado defensivamente, muito rápido nas transições de contra-ataque e perigoso nas bolas paradas. Ainda assim foram do Benfica as melhores ocasiões, com Luisão, primeiro de cabeça e depois com um pontapé acrobático, a obrigar o guarda-redes Diego a duas defesas de vulto.

Óscar Cardozo, a meio do primeiro tempo, também esteve perto do golo, tal como o sadino Neca, que aproveitou um mau alívio de Roberto para rematar para a baliza deserta. No entanto, o guardião espanhol redimiu-se e interceptou a bola junto ao seu poste direito. Adivinhava-se o golo em qualquer uma das balizas, e acabou por acontecer na do V. Setúbal. Em cima do descanso, Saviola cruzou da direita e Nico Gaitán, de primeira, rematou de pé esquerdo para o 1-0.

O segundo tempo começou com duas grandes ocasiões para o Vitória, com Cláudio Pitbull e Neca a obrigarem Roberto a duas extraordinárias intervenções. A partida perdeu um pouco de brilho, mas não de luta, com as duas equipas à procura do golo, mas este voltaria a surgir para o Benfica, aos 78 minutos, através de um pontapé acrobático de Franco Jara após centro de Maxi Pereira da direita.

James Rodríguez (FC Porto)

Quem esperava por facilidades para os "dragões" enganou-se, pois o Rio Ave foi sempre uma equipa que nunca se deu por rendida, dificultando a vida aos anfitriões. O FC Porto teve, naturalmente, mais iniciativa atacante, e chegou à vantagem cedo, à passagem dos oito minutos, após uma bela jogada colectiva. James Rodríguez fugiu pela direita, atrasou para João Moutinho que cruzou de primeira para a entrada de rompante, de cabeça, de Varela.

Os vila-condenses tentaram reagir, assumindo o jogo em alguns momentos, mas a verdade é que nunca conseguiram criar verdadeiro perigo junto da baliza de Helton. Ao invés, o FC Porto tentou sempre os remates de fora da área, dando muito trabalho ao veterano guarda-redes Paulo Santos, que foi evitando o segundo tento adversário.

O segundo tempo manteve a toada, agora com o Rio Ave mais seguro na defesa, evitando que os portistas chegassem com perigo à sua baliza. Mas o facto é que os visitantes também não o conseguiram fazer, pelo que a partida se arrastou para o fim sem mais golos. Até final, destaque apenas para o segundo amarelo e consequente vermelho mostrado a Jeferson, por falta sobre Hulk, aos 82 minutos.

Também este domingo, V. Guimarães e Nacional da Madeira empataram sem golos, enquanto o Paços de Ferreira continua em boa forma e foi ganhar 1-0 ao reduto do Portimonense. O Olhanense venceu 2-0 na visita ao U. Leiria, enquanto Académica e Beira-Mar empataram 3-3 em Coimbra. in UEFA.com