O melhor jogador do mundo


A discussão em torno de quem é o verdadeiro melhor jogador do mundo na actualidade talvez nunca tenha estado tão acesa como agora. A verdade é que, ainda que a "corrida" seja, na maior parte dos casos, limitada a dois intervenientes, está longe de haver qualquer consenso. Mas quem é o melhor de todos?


Porque Messi é melhor que Ronaldo
Lionel Messi, 23 anos de idade, nascido na Argentina. Iniciou a sua carreira profissional na época 2004/05, altura em que ainda chegou a fazer alguns jogos (cinco) pelo Barcelona B. Tem actualmente 163 partidas com a camisola do emblema catalão nas pernas. Para muitos, representa tudo o que o futebol tem de bom: arte, técnica, espontaneidade, imprevisibilidade. Venceu já o prémio de melhor jogador do planeta, atribuído pela FIFA, por duas vezes e em anos consecutivos. Pelas selecções, a história é (até à data) mais pobre, facto que impede que seja ainda mais equiparado a Maradona. Mas até que ponto se pode dizer que Messi é, sem margem para dúvidas, o melhor do mundo? Embora não por culpa sua, jogou na totalidade a sua carreira profissional no mesmo clube, onde demonstrou todo o seu engenho e raça. Qualquer espectador há-de notar que, para Messi, cair não é sequer opção. Gosta de ter a bola colada ao pé, e a bola parece mesmo gostar de se lhe pegar, pois quando se decide por uma investida desarmá-lo é a coisa mais próxima de impossível que existe, incluindo rasteiras ou outro tipo de faltas. Messi adora e sente o controlo, o que lhe permite aplicar a magia que realmente tem nas melhores ocasiões. Está longe de conseguir fazer qualquer coisa dentro das quatro linhas, mas nem o seu 1,69m de altura parece impedi-lo de correr, lutar, saltar, passar ou rematar tão bem ou melhor que qualquer outro. Fundamentalmente, parece sempre saber o que tem a fazer e como o fazer, deixando adversário atrás de adversário para trás, sempre a pensar no que fazer a seguir. Ele está lá para a equipa, e a equipa está sempre lá para ele.



Porque Ronaldo é melhor que Messi
Cristiano Ronaldo, 26 anos de idade, nascido na Madeira, Portugal. Iniciou a sua carreira profissional na época 2001/03, pelo Sporting, e logo demonstrou que os dias que ia permanecer em Lisboa estavam contados. Em 2003 muda-se para Manchester, onde se inicia a sua caminhada época até à glória. Exemplo do esforço, do trabalho, de um jogador que aguenta tudo para mostrar ao mundo tudo o que sabe fazer, conquista o United fundamentalmente a partir de 2006, ano em que é campeão pelo emblema britânico. Ronaldo é força, é poder de explosão. Usa e abusa da velocidade e das mudanças da mesma com tal precisão que obriga quase sempre a que ninguém consiga acompanhar os seus movimentos. Pelo Manchester United foi campeão por três temporadas consecutivas, e venceu ainda uma Liga dos Campeões, num ano que lhe valeu a sua primeira (e única) Bola de Ouro. Ronaldo é visto por muitos como um jogador capaz de fazer tudo sozinho. Recebe a bola e está já a meter as mudanças para correr em direcção à baliza, a qual está sempre disposto a bombear. Também ele com rasgos de génio aqui e ali durante qualquer jogo, são sim as suas capacidades atléticas que impressionam. Uma autêntica máquina de 1,85m. Independentemente da equipa, o português aparenta saber sempre aplicar o seu estilo de jogo mais próprio, algo que ficou provado com a sua transferência para o Real Madrid, naquela que fica para a história como sendo a mais cara de sempre. Seja no United ou no Real, ainda que com diferenças mais ou menos acentuadas, é um jogador que vinga, facto. Não tanto, contudo, no que diz respeito à selecção das quinas.



Gerar consenso entre as massas nunca é tarefa fácil. E ainda bem. Se todos concordarem, pouco importam as opiniões, e geralmente qualquer verdadeiro adepto de futebol não tem dificuldades em afirmar que ambos são futebolistas incríveis. Poder-se-á colocar em questão até que ponto Lionel Messi é o melhor apenas por estar no seu "habitat" natural, do qual nunca se aventurou a sair, ao passo que Ronaldo mostrou já ser jogador sob variadas condições. Por outro lado, muitos afirmarão que, enquanto Messi parece resignar-se a desistir de qualquer bola mesmo quando sofre uma falta, Ronaldo não exita em atirar-se ou deixar-se cair (se bem que, vistas as coisas, Ronaldo sofre bem mais faltas que o seu colega de profissão). Num plano mais exterior ao futebol, dir-se-á que parte do "ódio" oferecido a Cristiano Ronaldo provém da arrogância, superioridade e individualidade que parece demonstrar, enquanto que Lionel Messi só parece querer saber da modalidade. Ainda assim, e porque não dizê-lo, se Ronaldo não tem direito a uma certa arrogância pelo que demonstra no relvado, dificilmente alguém terá, sendo ele o verdadeiro exemplo da dedicação com vista a um fim. Apesar disso, também não é menos verdade que as coisas com Ronaldo parecem sair sempre em esforço, enquanto que com Messi tudo é natural, desde o drible até ao remate, e passando pela finta.

No fim de contas tudo se resume a uma questão de opinião pessoal, de preferências. O que é melhor: esforço ou qualidade inata, explosividade ou jogo pensado, força ou espontaneidade.