"FC Porto usa as pessoas como se fossem guardanapos"


Carlos Pereira é o homem do momento no futebol português. O presidente do Marítimo desafia, sem medo de represálias, o FC Porto. Fala de Kléber, de Djalma e doutras transferências que, defende, deveriam ser investigadas pelo Ministério Público. As ameaças que recebeu, essas, são desvalorizadas. «Basta à intimidação», diz.

A situação do Kléber tem feito correr muita tinta. Afinal, o que está em causa em todo este processo?
Em Julho, talvez, não me recordo de cor da data precisa, o FC Porto faz uma proposta de 2,3 milhões de euros pelo Kléber ao Atlético Mineiro. O Marítimo deu a sua concordância para que o negócio fosse efectuado. Mas a proposta do FC Porto é por 50 por cento dos direitos. O Marítimo dava a sua quitação pelo valor de 20 por cento sobre aquela percentagem. Não podemos aceitar que nos seja exigida uma quitação sobre 100 por cento. O Marítimo é uma sociedade anónima da qual o Governo faz parte, que é auditada, tem Revisores Oficiais de Contas, não posso permitir que isto aconteça. Caso contrário corro o risco, eu, de ser acusado de me ter apropriado de valores que não são contabilizados. Essa é a grande discussão em todo este processo.

Como interpreta as palavras do presidente do Atlético Mineiro?
Tem falado muito e mal. Não diria que está mal informado, porque quem assina os documentos tem de estar muito bem informado. Está é mal-intencionado. Por isso, quis provar que a verdade dos factos não era aquela. Não abdico disso, nem para o FC Porto, nem para qualquer outra instituição. Às vezes o poder sobrepõe-se à justiça, neste caso espero que isso não aconteça até porque os factos estão provados e com factos provados é mais difícil não ser feita justiça. O aliciamento tem de acabar rapidamente, porque é uma habilidade usada nesta e noutras circunstâncias. Há casos em que o aliciamento a atletas é feito para pressionar as instituições a aceitar aquela que é a vontade daqueles que são considerados os patrões ou os donos do futebol. Connosco isso não vai acontecer, não vou permitir, jamais darei quitação ao que não recebo.

O caso está na FIFA desde quando?
Desde Julho/Agosto do ano passado. Desde que alguém se lembrou de fazer com que o Kléber abandonasse o estágio da equipa, em Ofir.

Fala de quem?
Os factos estão na FIFA. Permita-me que isso fique em segredo de justiça, porque ainda está em fase de averiguação. Os factos estão narrados e com certeza vão ser públicos. Quem a mando de alguém levou o atleta a tomar a atitude que tomou.

Por que razão o Marítimo só accionou a cláusula de opção no limite do prazo?
O Marítimo é um clube de boa-fé. Sempre. Aguardei até ao último dia para ver se podia haver um entendimento e fosse concluído o negócio. Sempre disse que para nós o euro não tem cor. Agora não abdicamos dos nossos princípios.

Já sabia que o Atlético Mineiro não iria aceitar o dinheiro do Marítimo?
É evidente que não sabia. Aliás não faria sentido algum que o não aceitasse.

Aquela divulgação de documentos é inédita.
Fi-lo para dar o exemplo e para dizer que o futebol tem de se reger pela transparência e pela seriedade.

Crê que pode ser um exemplo a seguir?
Pelo menos as pessoas teriam um pouco mais de cuidado. Sobretudo quem quer dominar no futebol. Quem não deve não teme. Deveriam fazer aquilo, e não fazem... Cabe ao poder judicial analisar determinados factos que vão acontecendo ao longo do tempo no futebol.

Que factos?
Algumas contratações sem qualquer justificação a valores quase injustificáveis, se calhar para tapar outras menos transparentes. in ABola