Esquemas Táticos: França 1-0 Brasil

Image Hosted by ImageShack.us

A França venceu o Brasil por 1 a 0, no State de France em Paris, em jogo amistoso. É a segunda derrota da seleção brasileira sob o comando de Mano Menezes, que já comandou o time cinco vezes. O esquema tático da França foi o 4-2-3-1. O esquema tático do Brasil também foi o 4-2-3-1.

França



A França atuou no 4-2-3-1 e teve Benzema como seu melhor jogador em campo. Com dois volantes fortes e marcadores, a seleção francesa dificultou a troca de passes do Brasil. Os meias abertos impediram os laterais brasileiros de subir ao ataque.

A França mostrou mais força para atuar pelos lados do campo no segundo tempo, com Menez. Na primeira etapa, as jogadas foram centralizadas e tiveram em Benzema seu ponto forte. Prendendo bem a bola e levando vantagem sobre os marcadores, Benzema destacou-se levando muito perigo ao gol de Júlio César e fez o único gol da partida.

Gourcuff foi o articulador centralizado na linha de três do meio-campo, que contou ainda com Menez pela direita e Malouda, que esteve muito mal, pela esquerda. O lateral-esquerdo Abidal jogou apenas defensivamente e anulou o lado direito ofensivo do Brasil. Na lateral-direita, Sagna teve boa atuação defensiva, mas também arriscou subidas ao ataque.

Brasil



O Brasil jogou no 4-2-3-1, que tem sido a marca de Mano Menezes, e não conseguiu se desvencilhar da marcação francesa. A linha de três, que deveria auxiliar o centroavante Pato, esteve muito mal e não conseguia criar boas jogadas. Os volantes tiveram uma atuação regular e a seleção perdeu-se de vez com a expulsão de Hernanes.

Robinho e Renato Augusto, meias-atacantes pelos lados, não fizeram jogadas em profundidade nem conseguiram fechar bem em diagonal pelo centro. Para forçar as jogadas de linha de fundo, Mano Menezes sacou Robinho e colocou o volante Sandro no segundo tempo. Com isso, deu liberdade para a subida dos laterais, que passaram a ser cobertos pelos volantes. No primeiro tempo, os laterais ficaram cuidando exclusivamente dos meias-atacantes extremos Menez e Malouda.

Elias e Lucas não estiveram bem; Hernanes foi um pouco melhor que os dois, mas acabou expulso justamente. Renato Augusto e Robinho jogaram mal. Pato recebeu poucas bolas e muitas vezes recuou para buscar jogo. Mano Menezes tem que pensar alternativas para o 4-2-3-1 porque o jogo brasileiro está previsível.