Villas Boas alerta adeptos: "Se estão à espera de ópera..."


André Villas Boas apelou, esta sexta-feira, para que haja mais comedimento nas críticas a um FC Porto que, recorda, foi considerado pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) como a melhor equipa do Mundo em Dezembro de 2010.

Aproveitando o lançamento do jogo de domingo com a Naval 1º de Maio, a contar para a 16ª Jornada da Liga Zon Sagres, o técnico pediu, numa clara mensagem enviada aos adeptos "azuis-e-brancos", mais "confiança, apoio e respeito", até porque não vê qualquer "drama" no actual momento da equipa. "Qual é o problema?", atirou Villas Boas, dirigindo-se, de pronto, aos adeptos do clube: "Nós é que criámos um patamar elevado, e os adeptos também. Se a ideia dos adeptos for ver sempre 5-0 ou 5-1, aviso já que isso não vai acontecer. Se estão à espera de ópera, de 5-0 em todos os jogos, é melhor partirem para outra, não se chatearem muito".

"Se o adepto do FC Porto se está a questionar, pense bem no que está a fazer. Precisamos de confiança, apoio e respeito pelo que estamos fazer", prosseguiu, recordando que todas as equipas encontram dificuldades, ao longo de uma época, dando como exemplo o encontro com o Pinhalnovense. "Esta equipa não pode encontrar dificuldades? Havia a ideia pré-concebida de que o jogo com o Pinhalnovense seria goleada absoluta. Qual é o problema de chocar contra uma equipa que está motivada, que no ano passado esteve nos quartos-de-final e que este ano queria mesmo a meia-final (na Taça de Portugal)? Qual é o problema de o FC Porto ter alguma dificuldade para ganhar ao Pinhalnovense, num jogo em que teve 29 remates, 16 à baliza, dois penaltys por assinalar e domínio absoluto do jogo?", voltou a questionar. Instado a insistir na mesma tecla da forma evidenciada pela equipa, Villas Boas considera que o grupo que comanda está "consolidado termos de processos, mas pode chocar com fortes organizações que a leve a ter resultados mais ou menos expressivos".

Até porque "o momento negativo pode chegar" e porque o "imprevisível pode acontecer", o treinador exorta os seus jogadores a manterem-se no "topo". "Queremos continuar a ganhar e manter ou aumentar a distância para o nosso adversário", vincou. Ora, finalmente, sobre o adversário deste domingo, e que alcançou, na última jornada, a primeira vitória fora de portas, Villas Boas argumenta alguma cautela. "A Naval ganhou com dez elementos, foi a primeira vitória fora num campo difícil. Foi o primeiro relance que tivemos desta nova Naval, mas é sobre ele que vamos trabalhar. Acho que temos competências suficientes para ganhar à Naval. Não sei que tipo de jogo vai acontecer, mas não vou perspectiva outro cenário. Queremos respeito pelo percurso da equipa, isso é o mais importante", rematou.