FC Porto entra em 2011 a perder

F.C. Porto sofre primeira derrota da época frente ao Nacional

E ao cabo do 37.º jogo (27.º da «era» André Villas Boas), o FC Porto sofreu a primeira derrota. Anselmo foi o verdadeiro «carrasco» dos azuis-e-brancos, apontando os dois golos que valeram a vitória do Nacional em pleno Estádio do Dragão (1-2).

O avançado do Nacional foi lançado aos 75 minutos - altura em que o FC Porto vencia por 1-0, golo de Hulk, apontado através de grande penalidade – e assumiu por completo o protagonismo, ainda que no primeiro golo beneficiasse de autêntico brinde do polaco Kieszek, neste jogo lançado a titular na baliza do FC Porto. Não foi, porém, a primeira vez que Anselmo assumiu o papel de carrasco no Estádio do Dragão, pois já em Fevereiro de 2007, então ao serviço do Estrela da Amadora, fez o golo da vitória da sua equipa.

Caiu assim a invencibilidade do FC Porto, que vinha já desde a época passada, pois a última derrota remontava à final da Taça da Liga frente ao Benfica. Agora, no primeiro jogo de 2011 e também para a Taça da Liga, os azuis-e-brancos deixam a Europa sem qualquer equipa invicta.