Zenit vence Anderlecht e mantém registo


O FC Zenit St Petersburg continua 100% vitorioso no Grupo G e, ao bater o RSC Anderlecht, por 3-1, deixou os belgas a não dependerem apenas de si para passarem à fase seguinte.

O Zenit tem mostrado uma eficácia notável nesta campanha e voltou a exibir classe quando foi necessário, não dando hipóteses ao Anderlecht, que tentou responder, mas sem resultados. Aleksei Ionov inaugurou o marcador aos 12 minutos e a vitória da equipa da casa ficou garantida quando Aleksandr Bukharov fez o 2-0, a meio do segundo tempo. Kanu e Szabolcs Huszti marcaram um golo para cada equipa nos minutos finais, mas o triunfo dos russos nunca esteve em causa.


Danny jogou livre no ataque do Zenit e fez a diferença, tendo ludibriado a defesa do Anderlecht na jogada do primeiro golo, com Ionov a corresponder com eficácia a um excelente passe do extremo português. O atleta luso voltou a ser o autor da jogada que permitiu a Konstantin Zyryanov atirar ao poste, aos 26 minutos. Pouco depois de ultrapassada a meia-hora de jogo, foi a vez de Alessandro Rosina oferecer a bola a Ionov, mas Silvio Proto evitou o golo. A equipa de Ariël Jacobs não exibia a mesma dinâmica e Vyacheslav Malafeev teve de mergulhar pela primeira vez no relvado gelado aos 32 minutos, para deter um remate de Jan Polák. Danny voltou a brilhar na jogada do segundo golo do Zenit, fazendo um passe que permitiu a Bukharov controlar a bola e bater Proto novamente.

O guarda-redes visitante, que não teve hipóteses de defesa nas jogadas dos dois primeiros golos, permitiu que a sua equipa continuasse a sonhar com a recuperação ao fazer duas excelentes defesas, em menos de um minuto. Na primeira defendeu um remate de Maksim Kanunnikov, desferido a menos de um metro, e na segunda desviou um chapéu de Rosina para a trave. Fernando Meira foi o único português a alinhar na defesa russa, já que Bruno Alves não saiu do banco, e viu Kanu reduzir a desvantagem para os visitantes, mas a ilusão dos belgas durou apenas 60 segundos, já que Huszti colocou o marcador em 3-1 e levou à repetição do resultado do embate entre os dois clubes na primeira jornada.