Sporting vence Lille e garante primeiro lugar do grupo


O Sporting apurou-se para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League como primeiro classificado do Grupo C, ao bater o LOSC Lille Métropole, por 1-0, em partida da quinta jornada disputada no Estádio José Alvalade.

Anderson Polga acertou na barra antes de inaugurar o marcador dois minutos antes da meia-hora e assegurou ao emblema de Lisboa a 100ª vitória nas provas de clubes da UEFA. No outro jogo do grupo, o KAA Gent derrotou o PFC Levski Sofia e ascendeu da cauda da tabela ao segundo posto.


O primeiro lance de perigo pertenceu ao Lille, quando Emerson cruzou da esquerda e o desvio de cabeça de Túlio De Melo na área saiu à figura de Rui Patrício, antes de um forte remate de longa distância de Evaldo obrigar Mickaël Landreau a defender com os punhos. Polga assumiu então o protagonismo em dois lances: Landreau ficou a ver o canto largo de Pedro Mendes e o defesa-central, ao segundo poste, atirou à trave de cabeça e, aos 28 minutos, aproveitou uma sobra na área após mais um canto de Mendes para inaugurar o marcador com um pontapé cruzado. Pouco depois, Yannick Djaló isolou-se e perante Landreau permitiu a defesa do guarda-redes francês, tendo Florent Balmont impedido depois a recarga do avançado sportinguista ao atirar o esférico pela linha de fundo. A reacção da formação de Rudi Garcia chegou no final da etapa inicial, em dois remates de cabeça de Túlio e Aurélien Chedjou, na sequência de livres de Eden Hazard e Ludovic Obraniak, que saíram ligeiramente por cima da baliza de Patrício.

O Lille passou a surgir mais na grande área do Sporting após o reatamento e, embora sem criar lances de perigo iminente para Patrício, o ponta-de-lança Túlio voltou a fazer valer a sua elevada estatura e rematou de cabeça ao lado aos 59 minutos. A formação visitante quase empatou a oito minutos do final, quando o remate atabalhoado de David Rozehnal desviou em Chedjou, bateu no poste e ressaltou para Franck Beria que, algo surpreendido, não acertou bem na bola e viu Patrício segurá-la. A fechar o encontro, um livre de Simon Vukčević tocou na parte de cima da trave.