Ribéry bisa e abate Basileia


Franck Ribéry bisou e o Bayern de Munique concluiu a sua impressionante prestação no Grupo E com uma vitória por 3-0 sobre o FC Basel 1893, deitando por terra as aspirações da formação suíça em seguir em frente na prova.

O Basileia necessitava de vencer em Munique e esperar por uma derrota do AS Roma no terreno do CFR 1907 Cluj para se apurar para os oitavos-de-final, enquanto o Bayern já tinha garantido o primeiro lugar no grupo. Mas, ainda assim, os finalistas vencidos da última edição não estiveram para contemplações e, com dois golos em três minutos, abriram caminho à quinta vitória nesta fase de grupos. Ribéry inaugurou o marcador aos 35 minutos e Anatoliy Tymoshchuk fez, logo depois, o 2-0, antes de o internacional francês apontar o seu segundo golo no encontro, aos cinco minutos da segunda parte, deixando o Basileia apenas com a consolação de rumar aos 16 avos-de-final da UEFA Europa League. Sendo o jogo de maior importância para si do que para o adversário, o Basileia começou por mostrar uma maior iniciativa nos minutos iniciais. Alexander Frei avançou determinado para a área, depois de receber um passe de peito de Marco Streller, e isolou Xherdan Shaqiri. Valeu ao Bayern uma soberba intervenção de Thomas Kraft, no seu segundo jogo consecutivo a titular na competição.


Aos poucos os forasteiros foram abrandando o seu ritmo e os homens da casa aproveitaram para reagir. Philipp Lahm e Thomas Müller desferiram, ambos, cruzamentos que fizeram a bola passar bem perto da baliza do Basileia e três jogadores do Bayern não conseguiram desviar a bola para o fundo das redes na sequência de um pontapé de canto cobrado por Toni Kroos. O Basileia, ainda assim, continuava a ameaçar, agora em lances de contra-ataque, e Kraft negou o golo a Frei e Streller antes de o Bayern assentar, em definitivo, o seu jogo e chegar ao primeiro golo. Diego Contento roubou a bola a Cabral e serviu Ribéry, que rematou com êxito, inaugurando o marcador. Momentos mais tarde, Mario Gomez desviou na direcção de Tymoshchuk um pontapé de canto batido por Kroos e o ucraniano encostou para o 2-0.

O Basileia acusou os dois golos sofridos de rajada e Bastian Schweinsteiger podia mesmo ter feito o terceiro ainda antes do intervalo, num remate desviado por um defesa, desvio, contudo, um tudo ou nada insuficiente para trair o guarda-redes visitante, Franco Costanzo. Costanzo que nada pôde fazer, depois, no arranque da segunda parte, para evitar que Ribéry encostasse para o fundo das redes um cruzamento de Thomas Müller e bisasse na partida. Com a sua defesa incapaz de resistir às iniciativas atacantes do adversário, Costanzo não tinha descanso e mostrou excelentes reflexos para defender um remate à queima-roupa de Schweinsteiger, que ficou incrédulo por não ter conseguido fazer o quarto golo do Bayern. Vindo do banco, Federico Almerares desperdiçou uma boa oportunidade para reduzir a desvantagem do Basileia, antes de Costanzo voltar à acção, para defender remates Mark van Bommel e Gomez. Foi, para o Bayern, a sua sétima vitória caseira consecutiva nas competições europeias.