Braga despede-se da Champions com derrota e segue para a Liga Europa


Na despedida da fase de grupos da UEFA Champions League, o Sp. Braga perdeu por 2-0 no terreno do FC Shakhtar Donetsk, quedando-se assim pelo terceiro lugar do Grupo H.

Depois de uma primeira parte sem golos, o Braga ainda sonhou durante a segunda parte, mas Rat colocou a equipa da casa na frente já aos 78 minutos e Luiz Adriano, cinco minutos depois, selou o triunfo do Shakhtar, que assim terminou no primeiro lugar do grupo. Com Aníbal Capela a jogar pela primeira vez na UEFA Champions League na defesa do Braga, no lugar do lesionado Moisés, a formação bracarense entrou em campo segura, controlando a posse de bola, e foi a primeira a ameaçar a baliza contrária, aos cinco minutos, num remate de longe de Alan que saiu à figura de Andriy Pyatov.

As oportunidades de golo escassearam durante a primeira parte e só aos 21 minutos Artur, esta noite titular na baliza dos minhotos, viu o perigo por perto. Douglas Costa aproveitou bem um deslize da defesa do Braga e assistiu Willian, que rematou por cima. À passagem da meia-hora chegaram, de Londres, más notícias para o Braga, com o golo do Arsenal frente ao Partizan a obrigar a formação portuguesa a ter agora de vencer por quatro golos para chegar aos oitavos-de-final. Luís Aguiar tentou dar o mote, aos 36 minutos, com um remate de longe que, contudo, não importunou Pyatov. No arranque do segundo tempo, a primeira equipa a criar perigo foi a da casa, num remate em arco de Douglas que passou bem perto da baliza do Braga. Entretanto, o Partizan restabelecia a igualdade em Londres e o Braga voltava a precisar apenas de vencer para seguir em prova, mas era agora o Shakhtar quem mandava no jogo.


Domingos fez, então, saltar do banco Lima, na tentativa de dar maior fulgor ao ataque bracarense. Tal acabou por não se verificar e foi mesmo a turma da casa a chegar ao golo. Srna cruzou da direita, a bola sobrevoou toda a área do Braga e chegou até Rat que, com um remate cruzado, rasteiro e extremamente colocado, inaugurou o marcador. Motivado pelo golo, Rat fabricou, depois, o segundo golo do Shakhtar, com um excelente cruzamento, aproveitado da melhor forma por Luiz Adriano, que assim deitou por terra, em definitivo, as esperanças do Braga em ir mais longe nesta sua estreia na UEFA Champions League.