Putin teve encontros secretos com membros da FIFA


O primeiro ministro russo manteve reuniões secretas com um terço dos membros da comissão executiva da FIFA durante a campanha para a organização do Mundial de 2018, revelou hoje o ex-dirigente da Federação de Futebol da Rússia.

"Mantivemos isso em segredo e só agora posso revelar", disse Viatcheslav Koloskov ao diário russo Sport-Ekspress, sem revelar os nomes dos dirigentes da FIFA, nem os lugares dos encontros. Koloskov considerou também que, para a vitória russa, contribuiu o "trabalho diário" do Presidente Dmitri Medvedev, que abordava este tema nos encontros com dirigentes de outros países. Segundo adiantou, um dos factores que contribuíram para a vitória da Rússia foi a política da FIFA no sentido de alargar a geografia da realização do Campeonato do Mundo de Futebol.

Koloskov, que foi membro da comissão executiva da FIFA durante muitos anos, considera que a candidatura ibérica pouco fez para vencer. "Quando eu me encontrava com alguém da comissão executiva, nenhum dos membros se recordava de ter conversado com espanhóis e portugueses", notou. "Mas o problema é deles. Os espanhóis e os portugueses talvez tenham confiado no prestígio de Angel Viliar e no título de campeões do mundo. Mas isso é pouco. Além do mais, a situação de conluio com o Qatar também teve um efeito negativo", sublinhou.