"Leões" derrotados em Sófia


O Sporting despediu-se da fase de grupos da UEFA Europa League com uma derrota frente ao PFC Levski Sofia, por 1-0, no Estádio Georgi Asparuhov.

Sem nada para decidir na sexta jornada do Grupo C quanto às possibilidades das duas equipas – o Sporting apurado no primeiro lugar e com presença garantida no sorteio dos 16 avos-de-final, esta sexta-feira, a partir das 12h00 (de Portugal Continental) e o Levski eliminado –, o avançado búlgaro Daniel Mladenov infligiu aos “leões” o 300º golo nas provas de clubes da UEFA a fechar a primeira parte da partida de Sófia, insuficiente para ver a sua equipa deixar a cauda da tabela devido ao triunfo (3-0) do LOSC Lille Métropole, também apurado, sobre o KAA Gent. Num encontro marcado pela neve que não parou de cair na capital da Bulgária, pertenceu ao Sporting – com bastantes alterações relativamente à habitual equipa titular apresentada pelo treinador Paulo Sérgio – a primeira oportunidade de golo, aos 22 minutos, quando Evaldo desviou na pequena área um canto de Jaime Valdés e Nuno André Coelho não conseguiu depois a emenda, pelo que a bola saiu a rasar o poste.

O médio brasileiro Joãozinho tentou surpreender o guarda-redes Tiago pouco depois da meia-hora, mas o chapéu do jovem de 21 anos saiu por cima do alvo. No entanto, a formação de Yasen Petrov chegou mesmo ao intervalo a vencer. Garra Dembélé fugiu pela esquerda da área a Coelho e cruzou atrasado da linha de fundo para Daniel Mladenov empurrar sem problemas para o fundo das redes em cima do minuto 45. Joãozinho testou a atenção de Tiago pouco depois do reatamento e, do outro lado, aos 59 minutos, o empate esteve perto quando Dembélé afastou de cabeça em cima da linha de golo um remate violento de Maniche à entrada da área, de ressaca e na sequência de um canto. A tentativa de Darko Tasevski saiu perto do poste a meio da etapa complementar e depois de o ponta-de-lança Carlos Saleiro, entrado pouco antes no Sporting, atirar ao lado da baliza de Bozhidar Mitrev, o guarda-redes búlgaro desviou para o poste um remate de Yannick Djaló a cinco minutos do fim.