Há dez anos que Portugal não caía na fase de grupos


Nem Benfica nem Sporting de Braga. Portugal não terá qualquer equipa nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Um facto que não é inédito, mas que já não acontecia há precisamente dez anos, quando o Sporting foi eliminado no grupo A, que incluía ainda Real Madrid, Bayer Leverkusen e Spartak Moscovo. Nessa altura, os leões somaram apenas dois pontos (a pontuação mais baixa de sempre de uma equipa portuguesa), graças a empates caseiros com espanhóis e alemães, e ficaram no último lugar.

Nos primeiros oito anos de prova, em quatro ocasiões as equipas nacionais caíram na fase de grupos, sendo que em 1992/93 os vencedores dos dois grupos apuravam-se imediatamente para a final da prova. Em sete edições da Champions, Portugal teve duas equipas na fase de grupos e esta é a terceira vez que ambas não se apuram para a ronda seguinte. A estreia foi em 1997/98, quando o Sporting foi penúltimo num grupo em que se apuraram Mónaco e Bayer Leverkusen, enquanto o FC Porto foi último atrás de Real Madrid, Olympiakos e Rosenborg. Na época seguinte, foi a vez de o Benfica ser segundo (só o primeiro se apurava) atrás do Kaiserslautern, enquanto o FC Porto ficou em terceiro lugar, atrás de Olympiakos e Dínamo Zagreb.

Apesar da eliminação da Champions, o Sp. Braga bem pode dar- -se por satisfeito por aquilo que conseguiu na estreia numa prova tão exigente. Conquistou nove pontos - mais três que o Benfica no Grupo B -, conseguindo ser o segundo melhor terceiro classificado de todos os grupos, o que lhe confere o estatuto de cabeça de série no sorteio da Liga Europa, no próximo dia 17.