Dragões dominam e vencem



O FC Porto inaugurou ontem da melhor forma a 4ª jornada da Liga Zon Sagres, vencendo por 3-0, com golos de João Moutinho, James Rodríguez e Belluschi, todos na 2ª parte, num jogo assistido por uma boa casa (36.511 espectadores). A partida foi sempre dominada pelo FC Porto, tendo o Setúbal, de vez em quando, sido uma equipa atrevida (estando Pitbull em destaque) e que colocava a defesa portista e Hélton em atenção.

A equipa portista apresentou-se com algumas novidades no onze, relativamente ao jogo na Marinha Grande, com as entradas de Souza, Defour (com uma grande estreia a titular e no Dragão) e Cristián Rodríguez, substituindo Fernando, João Moutinho e Hulk respectivamente, o que para além dos restantes jogadores, deixava um banco de luxo, enquanto que no Setúbal, João Silva ficava no banco.

Na 1ª parte assistiu-se a um Porto com boa circulação de bola, perigoso, oportuno, mas com azar, tendo mandado 3 bolas ao ferro (Souza, Rolando e Kléber) e justificando uma vitória ao intervalo, situação que não veio a acontecer, tendo os sadinos conseguido, essencialmente através do "Deus Diego", assim chamado pelos adeptos do V. Setúbal, suster a pressão dos azuis-e-brancos.

A 2ª parte confirmou a justiça do resultado, verificando-se um Porto eficaz e ao minuto 52, o belga Defour, com um cabeceamento, fez Diego brilhar, contudo, um minuto depois, João Moutinho, entrado ao intervalo (substituiu Souza) conseguiu através de uma excelente recuperação de Belluschi fazer o 1º golo da partida, com um remate de fora da área, rasteiro e bem colocado, não dando hipóteses ao guarda-redes adversário e provocando a alegria nos adeptos portistas.


O Vitória de Setúbal não baixou os braços e ganhou 3 cantos seguidos e ao minuto 55, através de um livre, Zé Pedro, especialista em lances de bola parada, fez com que Hélton se esticasse e conseguisse mandar para canto. Ainda antes do 2º golo do FC Porto, João Silva, num lance perigoso quase fez o empate, no entanto, Hélton seguro, conseguiu defender. "Quem não marca sofre" e por isso, ao minuto 74, o colombiano James (mais um grande jogo), já com Hulk em campo (rendeu Kléber), fez o 2º golo, numa jogada em que a bola circula por Cristian Rodríguez, Defour, Belluschi, que passa em ruptura para Hulk, o qual de calcanhar serviu James para mais um tento.

Tempo ainda para aos 87 minutos, o argentino Belluschi, um dos melhores em campo, culminar o seu remate em golo, numa jogada em que Hulk, após rodopiar sobre o adversário assiste para o número 7 portista marcar de longe o 3º e último golo da partida.

Com esta 4ª vitória, em 4 jogos e alcançando 12 pontos, os dragões seguem líderes isolados na tabela classificativa, deslocando-se na próxima jornada, dia 18 a Santa Maria da Feira, ao passo que o Setúbal (4 pontos) joga em casa no mesmo dia frente ao Beira-Mar.